TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Organizacionais Resumo

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

        6.5 Modelos Organizacionais

        De Acordo com SOBRAL e PECI (2009) Os modelos organizacionais é uma estrutural que pode ser assumida por uma organização. Os modelos são diversos e dependem de um conjunto de fatores que são internos e externos. É possível distinguir dois tipos ideias de modelos organizacionais: o mecanicista e o orgânico.

        O modelo mecanicista é o mais próximo do tipo ideal burocrático de weber e caracteriza o tipo de organização em que predominam tarefas de natureza rotineira. Essa rotina faz com que as organizações procurem imitar o funcionamento padronizado de uma máquina;

        O modelo orgânico é caracterizado de organizações ágeis e leves, capazes de responder de forma rápida e criativas aos desafios ambientais. Esse tipo de organização prioriza e incentiva o conhecimento e as competências de seus funcionários, dando espaço para a manifestação de iniciativas e para a criatividade individual.

6.6 Estrutura segue a estratégia

        A estrutura permanente é representada visualmente por uma ferramenta chamada organograma, que demonstra as unidades de negócio da empresa, e suas área funcionais. Além da definição e da visualização do organograma de qualquer organização, pode obter uma série de informações sobre as áreas de negócio em que a empresa atua, e também sua forma de lidar com os mercados e os clientes.

        Segundo MINTZBERG et al. (2006), houve grande avanço na base do conhecimento que dá suporte ao planejamento organizacional. Com isso, foram criados modelos e todos estes apontavam para um mesmo caminho: o de que as organizações são mais do que apenas uma estrutura, e que todos os elementos devem se adequar para estar em harmonia entre si. Assim, uma organização efetiva é aquela que atinge um bom nível de ajustes entre a estratégia e a estrutura organizacional.

        Para se melhorar a eficiência operacional de uma empresa, é preciso ajustar a organização com a estratégia competitiva e definir prioridades claras, concentrando seus recursos em um conjunto de atividades. Vinculada à estratégia corporativa, a estratégia competitiva representa cada unidade estratégica de negócios (UEN) de uma organização e estabelece as políticas, planos, ações e programas, desenvolvidos para se obter vantagem competitiva. Segundo HAYES et al. (2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com