TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas e Modelos Organizacionais

Por:   •  5/6/2017  •  Dissertação  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

A empresa escolhida é uma organização de Turismo Cultural voltado para o Intercâmbio Cultural.

Setor de Atuação

01. O setor de atuação dessa organização está voltado ao turismo cultural que tem o objetivo, junto com uma equipe de profissionais na área, realizar o intercâmbio cultural entre jovens universitários.

02. Com um mercado globalizado que vivemos atualmente, é básico que os profissionais de hoje saibam e tenham uma fluência no inglês e/ou outras línguas. Portanto o intercâmbio cultural pode fazer com que o sonho de um jovem de conhecer um país, sua lígua e cultura torne-se uma oportunidade profissional no futuro.

Além da criação de interação entre povos de culturas diferente, que no mundo globalizado é de extrema importância. Para Bartell (2003. P12), essa pr[atica de intereção é conceituada como “trocas internacionais relacionadas à educação, e a globalização como uma avançada fase no processo que envolve a internacionalização”. Para Sebben (2007, p.27), coloca que, “se você for estudar, trabalhar e viver uma vida rotineira em qualquer outro país do mundo, então, você está fazendo um intercâmbio”.

03. Para mim, a descoberta de novos costumes, de diferentes crenças e o conhecimento de novos idiomas faz o que o indivíduo veja o mundo de uma forma diferente, ajuda a entender que existem outras realidades diferentes do dia-a-dia que nós estamos acostumados.

Política Organizacional em Relação à Ética

01. A ética é o sistema é o conjunto de princípios morais ou valores que os funcionários da empresa devem ter, de acordo com a cultura organizacional. Nessa organização é fundamental ser feito a coisa certa.

02. De acordo com Velásquez (1998, p.11) a ética é definida como o estudo da moralidade: “ética é a atividade de examinar os padrões morais de uma pessoa, ou sociedade e questionar se esses padrões se aplicam às nossas vidas, se são razoáveis ou não”. “A palavra ética possui dois significados principais: disciplina integrante da ciência da filosofia e conjunto de regras” (MOREIRA, 1999, p. 21).

03. Uma organização precisa ter uma base ética para alcançar suas metas e objetivos, e a frase “fazer a coisa certa” me chama muita atenção pois nem sempre a forma correta de realizar um precedimento é a forma mais fácil, porém deve-se ter ética e realiza-lo de forma correta, pois um bom profissional deve ser ético, assim como uma organização.

POLÍTICA ORGANIZACIONAL EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE Cultural

01. A diversidade cultural é um tópico que precisa ser trabalho dentro das organizações. Principalmente em uma organização voltada ao intercâmbio cultural.Então é preciso que sejá feito análise do quadro geral de funcionários na estrutura da empresa, e seja avaliado qual o nível de diversidade cultural existente dentro da empresa. É importante que essas diversidades de cultura enriqueça a cultura da organização.

02. Cox Jr. (1993, p. 5-6) aborda a diversidade cultural como “a representação, em um sistema social, de pessoas com afiliações a grupos claramente diferentes em termos de significado cultural”. Portanto a diversidade deve existir dentro das organizações, pois trabalhamos no mundo internacionalizado. Nkomo e Cox Jr. (1998) definem diversidade como “um misto de pessoas com identidades grupais diferentes dentro do mesmo sistema social”(p.337).

03. Essa característica me atraí pela mesma idéia de trabalhar em uma organização voltada ao intercâmbio cultural, no desejo de trabalhar e vivênciar com pessoas com culturas diferentes.

Porte

01. O porte da organização poderia ser uma empresa de pequeno porte, todavia a organização precisa ser bem estabelecida e ter boas parcerias entre outras empresas do ramo de intercâmbio cultural em outros países e até mesmo dentro do Brasil para que haja um trabalho em parceria no processo de intercâmbio de seus clientes.

02. De acordo com o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (SEBRAE, 2006), é classificada como pequena empresa a pessoa jurídica e a firma mercantil individual que tiver receita bruta anual superior a R$ 244.000,00 (duzentos e quarenta e quatro mil reais) e igual ou inferior R$ 1.200.00,00 (um milhão e duzentos reais).

03. A caracterísitca escolhida por pequeno porte é poder trabalhar em uma organização não muito burocrática, e que eu participe da evolução da organização até uma empresa de médio porte.

Tecnologia da Informação

01. É imprescindível a modernização nessa empresa. A inclusão da informatização é muito importante para que haja a conexão com o mundo, e uma empresa que trabalha com intercâmbio precisa dessa conexão constantemente, seja para manter contato com suas parceiras ao redor do mundo, ou para obter informações de seus clientes que estão em processo de intercâmbio. Portanto a tecnologia da informação na empresa é fundamental

02. Tecnologia, segundo Michaelis (2008, p. 840) “é um conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade”

Tecnologia da informação vem a ser qualquer sistema usado para fornecer informações (incluindo seu processamento), que podem auxiliar os administradores na tomada de decisão dentro das empresas, qualquer que seja sua utilização (BEAL, 2001).

03. A escolha dessa caracterísitca para essa empresa é importante, como dito previamente, por permitir que haja uma comunicação entre outros países e lugares do Brasil.

Nível de Internacionalização

01. O nível de internacionalização deve ser bastante abrangente, atingindo países em diversas localizações. Quanto mais países incluso na lista de intercâmbio da empresa, mais clientes interessados a empresa terá.

02. De acordo com Freire (1997) “A internacionalização é o processo pelo qual uma empresa incrementa o nível das suas actividades de valor acrescentado fora do país de origem.” “A internacionalização como a extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.” (Meyer, R. 1996).

03. Escolhi essa característica por ser algo muito presente em uma empresa de intercâmbio. Ser uma janela para o conhecimento de novas culturas em diversos países.

POLÍTICA ORGANIZACIONAL EM RELAÇÃO À DIVERSIDADE Gênero

01. Um dos assuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com