TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Modelos Organizacionais

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

ENGENHARIA CIVIL

AYLA MARIA ANDRADE RIBEIRO

EDELVITO ANTONIO CARNEIRO JUNIOR

LAISA BIANCA DE BRITO ADORNO

TAINA ARAUJO OLIVEIRA

NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS

Feira de Santana

2015


AYLA MARIA ANDRADE RIBEIRO

EDELVITO ANTONIO CARNEIRO JUNIOR

LAISA BIANCA DE BRITO ADORNO

TAINA ARAUJO OLIVEIRA

NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS

Seminário apresentado à disciplina Administração em Engenharia Civil da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para avaliação da disciplina.

Orientador(a): Arlindo Marques

Feira de Santana

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO                                                                        03

2        O QUE É ORGANIZAÇÃO                                                               04

3         MODELOS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS                                06

3        NOVOS MODELOS ORGANIZACIONAIS                                         08

3.1 A ESTRUTURA EM EQUIPE                                                   09

3.2 A ORGANIZAÇÃO VIRTUAL                                                        10

3.3 ORGANIZAÇÃO SEM FORNTEIRAS                                        11

4        CONCLUSÃO                                                                        12

5        REFERÊNCIAS                                                                        13

        

  1. INTRODUÇÃO

O modelo organizacional é associado a uma determinada estrutura organizacional consolidada. É estabelecido como as tarefas deveram ser coordenadas, agrupadas e divididas. De acordo com suas estratégias as empresas adotam o melhor modelo para sua organização. O modelo escolhido deve ser estabelecido para proporcionar melhor eficiência da empresa juntamente com a estrutura organizacional que interfere na gestão, resultados e desempenho de empresa.

 Com as grandes mudanças decorrentes das rápidas transformações tecnológicas e abertura de novos mercados, as organizações tiveram a necessidade de reformular os seus modelos de trabalho através de novas opções organizacionais. Logo, originaram modificações e acarretaram impactos no trabalho das pessoas. Iniciou-se então uma busca constante por empresas que tenham seus sistemas organizacionais mais flexíveis, ativas e competitivas.

Essas mudanças promoveram aperfeiçoamento da gestão e melhora no desempenho da organização, gerando vários comportamentos gerenciais em uso nos dias atuais.

Os dirigentes de muitas organizações estão trabalhando há décadas para desenvolver os novos modelos para que suas empresas possam alcançar uma eficácia de competição.

A equipe optou por demonstrar como opções de Novos Modelos e aprofundar os conceitos dos modelos citados por Robbins, 2002: a estrutura de equipe, a organização virtual e a organização sem fronteira.

  1. O QUE É ORGANIZAÇÃO

Pode ser definida como conjunto de ações tanto de pessoas quanto de maquinas que visam alcançar o mesmo objetivo, sendo eles impossíveis ou difíceis de serem alcançados com apenas um profissional. A mesma definição pode ser encontrada no livro Introdução a administração, onde Antônio Cesar Maximiano diz: “organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”.

Um bom gestor entende que deve sempre manter a organização de seus funcionários que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho adequado, independente do seu segmento de atuação. De forma que, o efeito de uma organização bem estruturada seja o simples acesso ao que se procura e com qualidade desejada.

É importante notar que quanto maior for à empresa mais necessária se torna a organização. Já que ela é responsável por classificar e separar de forma ordenada os diferentes segmentos, recursos humanos e trabalhos de uma empresa.

Para se organizar uma empresa são necessárias algumas funções fundamentais, onde o administrador necessita saber planejar, acompanhar e controlar sua empresa. Além disso, é necessário ter pulso e coerência para dirigi-la. Assim deve ser estabelecida uma estrutura organizacional que proporciona alguns aspectos para a empresa, como: liderança, motivação, organização das funções, informações e recursos.

Quanto à estrutura de uma organização, pode ser dividida em dois tipos:

  • Formal: onde é prevista e delimitada pelos gestores e líderes encarregados, faz parte do planejamento e é formalmente apresentada;
  • Informal: Se dá por diversos fatores ligados ao relacionamento estabelecido entre os funcionários, ou seja, o relacionamento social espontâneo, como sentimentos e afetividade.

Os dois tipos de estrutura se ajudam e fazem com que o relacionamento social e os resultados de uma empresa sejam mais positivos. Já que elas são complementares e estão diretamente ligadas uma ao outro.

 

  1. MODELOS ORGANIZACIONAIS TRADICIONAIS

Com objetivo de criar meios de comportamento voltados para o maior rendimento da empresa, os modelos organizacionais são estruturas de divisões, onde classifica e deferência às atividades de cada colaborador, funcionando como um quadro de hierarquia, separados por departamentos e por cargos.

O modelo organizacional deve ser escolhido de acordo com o perfil de cada empresa, visando atender a melhor eficiência possível. Pois, a estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa. Sendo assim, não existe um modelo perfeito de estrutura organizacional, na maioria dos casos, existem os modelos que podem se adaptar melhor a cada tipo de situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com