TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Modelos Organizacionais

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual na sua opinião parecem ser as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos de estruturas organizacionais?

Modelo Funcional

Vantagens: Destaco a possibilidade de criação de grupos de trabalhos formados por especialistas que podem trocar experiências, a utilização de um especialista em vários projetos.

Desvantagens: Não colocar o cliente como foco da atividade do projeto, não priorização do projeto em relação às atividades do setor e a não visualização do projeto como um todo.

Modelo Matricial

Vantagens: O Gerente é responsável pelo projeto, com foco nas atividades, o que resulta em um bom controle do projeto; maior integração e melhor fluxo de informações (matriz) e melhor equilíbrio para atender restrições de tempo/custo e escopo.

Desvantagens:O membro da equipe possui no mínimo dois chefes;concorrência por recursos com outros GPs e sobretudo a necessidade de negociar com outras áreas para garantir recursos e apoio técnico.

Modelo Projetizado

Vantagens: O GP possui total autoridades e autonomia para conduzir os projetos;todos os membros da equipe respondem aos seus respectivos gerentes;Ganho de experiência da equipe ao trabalhar com variados projetos.

Desvantagens: Incerteza quanto ao futuro dos profissionais e possibilidade de haver duplicidade de funções em projetos conduzidos por diferentes GPs.

 2) Analisando o nível de autoridade do gerente de projetos e como é realizada a coordenação do projeto em cada um dos modelos de estrutura organizacional apresentados, quais na sua opinião, parecem ser as principais fontes de conflitos entre o gerente de projetos e os demais atores envolvidos no ambiente organizacional, tais como: membros da equipe, gerentes funcionais, patrocinador, gerentes de outros projetos concorrentes e outros atores? 

Fontes de conflito

Modelo Funcional: Neste o modelo o GP pode conflitar com o cliente, uma vez que a atividade do projeto não é o foco da equipe, havendo assim muitas sobreposições entre projeto e cliente.  

Modelo Matricial: Nesse modelo os Gps utilizam de toda sua influência  para garantir recursos, o  que causa conflitos com outros gerentes. Outra fonte consiste na existência de no mínimo dois chefes membro de equipe: o chefe funcional e o GP.

Modelo Projetizado:Conflitos causados pela duplicidade de funções em projetos com diferentes gerentes.  

3) Pensando na empresa em que trabalha (ou na última empresa em que você trabalhou) qual parece ser o modelo de estrutura organizacional  adotado? Não esqueça de embasar a sua opinião! Queremos saber!!![pic 1]

Atuo em uma instituição com estrutura organizacional composta. Possui uma estrutura funcional na área meio (administração, planejamento, compras...) e matricial com equipes de projetos na área finalística.

4) Trouxessem as suas reflexões se percebem  ou não o benefício do PMO em todos esses segmentos da empresa  e qual deles, na sua opinião, é o mais impactado positivamente com a implantação de um PMO e qual é o impacto? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com