TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia - Coleta Seletiva

Por:   •  15/11/2015  •  Monografia  •  5.602 Palavras (23 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 23

 ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO MEIO AMBIENTE

Nome do aluno

COLETA SELETIVA DO LIXO

São Carlos

2013

NOME DO ALUNO[pic 2]

COLETA SELETIVA DO LIXO

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de especialista em XXXXX, pela Escola Superior Aberta do BrasiL – ESAB.[pic 3]

Orientador:

São Carlos

2013


DEDICATÓRIA

[pic 4]

Dedico este trabalho especialmente a minha família pelo apoio e incentivo aos estudos.

AGRADECIMENTOS[pic 5]

Agradeço a Deus primeiramente, pela minha vida e tudo o que me tem dado, me comprometo a ser um instrumento Dele, na vida de todos que se achegarem a mim.

A todos os meus amigos de Faculdade, que fizeram parte da minha jornada.

A minha orientadora, pela paciência, e por não ter desistido de mim na realização deste estudo, de todo coração eu agradeço.

[pic 6]

EPÍGRAFE

“O mundo não vai superar sua crise atual usando o mesmo pensamento que criou esta situação. Albert Einstein, “.

RESUMO[pic 7]

Os problemas resultantes da agressão ao Meio Ambiente vêm se agravando nos últimos anos e torna-se necessário uma mudança de postura em busca de um desenvolvimento sustentável e compreende-se que o consumismo e a industrialização têm gerado como consequência direta um dos maiores problemas da sociedade moderna: a produção de lixo. O objetivo geral analisar a importância da educação ambiental na promoção da coleta seletiva de lixo para o meio ambiente. Na revisão da literatura observou-se que o lixo hoje para a sociedades modernas reflete sobre alguns aspectos como sua origem, produção, destinação, tratamento e principalmente como ele pode poluir o meio ambiente. Ressalta-se a  importância uma política publica que atenda a legislação e proteja o meio ambiente e atualmente o lixo é coletado pela prefeitura ou terceirizados e levado ao aterro, juntamente com o lixo das residências da área (Gestão de resíduos sólidos  urbano – GRSU). Por sua vez a coleta seletiva e a reciclagem vêm ganhando força como ferramentas importantes de  auxílio no tratamento e disposição dos mesmos, mas também como uma forma de  geração de empregos e renda para um número cada vez maior de pessoas. Ao final da pesquisa conclui-se que estas ações não solucionam o problemas dos resíduos sólidos,porem, necessários na mudanças de consciência e comportamento conseguidos através da educação ambiental.

Palavras-chave: Coleta seletiva; Educação ambiental;  Resíduos sólidos urbano (RSU)


ABSTRACT[pic 8]

The problems resulting from aggression to the environment have escalated in recent years and it is necessary a change of attitude in pursuit of sustainable development and it is understood that consumerism and industrialization have generated as a direct result of the major problems of modern society : waste production . The general objective to analyze the importance of environmental education in promoting waste recycling for the environment . In the literature review it was noted that the trash today for modern societies reflects on some aspects such as its origin , production, disposal, treatment , and especially how it can pollute the environment . We emphasize the importance publishes a policy that meets the law and protect the environment and now the garbage is collected by the city or outsourced and taken to the landfill along with the garbage from the residential area ( urban solid waste management - GRSU ) . In turn, the collection and recycling are gaining momentum as important tools to aid in the treatment and disposal of the same , but also as a way to generate jobs and income for an increasing number of people . At the end of the study concluded that these actions do not solve the problems of solid waste , however, necessary changes in consciousness and behavior achieved through environmental education.

Keywords: Selective collection, environmental education, solid waste (RSU)


SUMÁRIO

[pic 9]

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................

10

  1. REVISÃO DA LITERATURA ...................................................................

12

CAPÍTULO 1.  Gestão De Resíduos Sólidos .......................................................

12

CAPÍTULO 02. Coleta Seletiva ............................................................................

20

CAPÍTULO 03. Práticas sustentáveis e a educação ambiental .........................

24

CONSIDERAÇÕES FINAIS

26

REFERÊNCIAS

27


LISTA DE FIGURAS E TABELAS[pic 10]

Figura 01. Correlação entre aumento do volume de resíduos x demanda sociedade .............................................................................................................

12

Figura 02. Classificação do lixo .........................................................................

13

Figura 03. Processo integrado de Gerenciamento de RSU ................................

17

Figura 04: Sistema integrado de resíduos sólidos urbanos ................................

18

Figura 05: Padronização coleta seletiva ............................................................

22


  1. INTRODUÇÃO

[pic 11]

O crescimento urbano das cidades brasileiras ocorreu de forma acelerada e carente de planejamento e a complexidade desse processo de transformação desordenado contribuiu de forma significativa para a degradação ambiental e gerou inúmeros problemas como o excesso de poluição da água, do ar, o lixo e o esgoto quando descartado e não tratado em local inapropriado, é um fator que pode causar problemas de saúde a uma população inteira, partindo do princípio que até mesmo os recursos naturais são contaminados e que o homem está localizado no topo da cadeia alimentar. Isso implica que o homem é o principal agente contaminante e o principal agente sofredor das consequências da sua imprudência (MASCARENHAS, 2008, p. 29).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (636.7 Kb)   docx (637.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com