TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Fluxo de Caixa

Por:   •  15/5/2015  •  Dissertação  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO 3

FUNDAMENTOS DA EXCELENCIA: 3

MODELO DE EXCELENCIA DE GESTÃO DO PNQ 3

CAMINHO PARA EXCELENCIA 5

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS PRIMEIROS PASSOS? 5

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA (250 PONTOS)? 5

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS RUMO Á EXCELENCIA (500 PONTOS)? 6

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS EXCELENCIA (1000 PONTOS)? 6

CONCLUSÃO 9

MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

O MEG é uma ferramenta de gestão para medir o grau de maturidade da gestão de uma organização que busca a excelência.

Um conjunto de conceitos fundamentais, reconhecidos internacionalmente, que traduzem – se em processos gerenciais e fatores de desempenho que são encontrados em organizações de classes mundiais.

FUNDAMENTOS DA EXCELENCIA:

1. Pensamento sistêmico

2. Aprendizado organizacional

3. Cultura da inovação

4. Liderança e Constancia de propósitos

5. Visão de futuro

6. Orientação por processos e informação

7. Geração de valor

8. Valorização das pessoas

9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado

10. Desenvolvimento de parcerias

11. Responsabilidade social

Os fundamentos são conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações lideres de “classe mundial”.

Para expressar esses conceitos de uma forma tangível, podemos usar de requisitos, isto é, características tangíves que demonstram os fundamentos. Alem disso podemos inserir esses requisitos em uma estrutura utilizando critérios (requisitos afins agrupados por meio de uma lógica pré definida)

MODELO DE EXCELENCIA DE GESTÃO DO PNQ

Esse modelo reflete a gestão do PNQ e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas do Brasil e do exterior.

Por ter uma linguagem mais simples e flexível, o modelo é útil para avaliação, diagnostico e orientação de qualquer tipo de organização, seja setor publico ou privado, com ou sem fins lucrativos, e de qualquer tipo de porte.

Para ser incorporado os fundamentos da excelência á pratica da organização de maneira continuada, é enfatizado oito critérios de excelência que refere-se:

1. Liderança

2. Estratégia e planos

3. Clientes

4. Sociedade

5. Informação e conhecimento

6. Pessoas

7. Processos

8. Resultados

A figura simboliza a organização como um sistema orgânico, adaptável ao ambiente externo. O modelo utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo do PDCA (plan, do, check, action).

Oito critérios de excelência se subdividem em itens e aspectos, sendo que cada um dos aspectos de ENFOQUE e APLICAÇÃO solicita, de forma especifica, alguns requisitos relacionados a gestão da organização, sem prescrever ferramentas ou método de trabalho especifico.

CAMINHO PARA EXCELENCIA

O caminho para excelência aborda a maturidade da organização, isso é, a organização que busca a excelência passa por etapas e níveis de diferentes esforços e maturidades para o sistema de gestão:

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS PRIMEIROS PASSOS?

Também conhecidos como MPE BRASIL, são aplicáveis as organizações que decidem iniciar um programa de melhoria de gestão.

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA (250 PONTOS)?

Já nesse estágio as organizações começam a medir as evoluções iniciadas no seu sistema de gestão e recebendo os primeiros indicadores de resultados, sendo essa somatória até 250 PONTOS.

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS RUMO Á EXCELENCIA (500 PONTOS)?

Nesse estágio as organizações já estão em um nível plausível de evolução, demonstrando competitividade e atendimento as expectativas das partes interessadas, e vários resultados.

O QUE SÃO OS CRITÉRIOS EXCELENCIA (1000 PONTOS)?

Aplicáveis as organizações que estão com seus sistemas de gestão já bastante evoluídos, demonstrando excelência em vários aspectos, e absoluto atendimento ás expectativas das partes interessadas.

Os Critérios de excelência são utilizados para avaliar e medir os candidatos ao premio nacional de qualidade (PNQ). Os critérios: primeiros passos, compromisso com a excelência e Rumo á excelência, provem dos Critérios da Excelência. Os mesmo tiveram sua profundidade e quantidade de pontuações adequadas ou aprimoradas para as organizações que estão começando o sistema, á se autoavaliar e desenvolver gradualmente sua gestão.

Veja abaixo o sistema de pontuação: 250, 500 e 1000

Critérios e Itens Pontuação Máxima

1. Liderança 30

2. Estratégia e planos 20

3. Clientes 25

4. Sociedade 15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com