TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Montagem de salão de beleza

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

Os grupos deverão apresentar o projeto e suas etapas

2.DESENVOLVIMENTO 4

Descrever as 6 etapas em forma de texto

3.CONCLUSÃO 5

Descrever etapa 7, analisar a viabilidade se compensa ou não abrir o salao

1 INTRODUÇÃO

Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo apresentar os estudos de viabilidade da criação do Espaço Vivace, que será montado em uma área nobre de Campo Grande, no residencial Dahma, um local afastado da cidade, todo fechado, onde moram pessoas de alto nível, excelente poder aquisitivo e muito exigente, sendo assim o Espaço pretende inovar no setor de estética das mãos e pés para os moradores deste residencial.

A empresa terá seu foco na especialização em manicure, pedicure e desenhos artísticos.

Foi cedido pelos os moradores um salão que estava desocupado nas dependências deste residencial por um preço simbólico de $ 1,000,00 mensais (incluso aluguel, agua e luz).

O negócio do Espaço Vivace vem atender a tendências relevantes do mercado com enfoque na ideia de Estratégia de Diferenciação que implica em orientar esforços para criar serviços percebidos pelo mercado por suas características peculiares de competência concentrada no seu capital humano, dotado de habilidade técnica e gerencial suficiente para adequar metodologias avançadas aplicadas ao atendimento das necessidades relacionadas ao bem estar e saúde na beleza estética.

O motivo que levou os alunos a montarem o projeto de pesquisa foi principalmente o de vislumbrarem uma excelente oportunidade empreendedora de negócios naquele local que, como verão adiante, apresenta diferenciais competitivos. Por se tratar de um residencial, não há comércios lá dentro até mesmo pelo valor dos imóveis comercializados ali, e os moradores reclamam muito disto.

-------------------------------------------------------1-------------------------------------------------------

Para definir o negócio do Espaço Vivace basearemos nas seguintes questões:

- Quais são os nossos clientes potenciais ?

A princípio o nosso foco será os exigentes clientes do residencial Dahma como nosso principal alvo.

Adotaremos uma postura organizacional e mercadológica também diferenciada para o atendimento deste mercado. A expectativa do nosso cliente.

Qual é o principal beneficio que o nosso cliente efetivamente procura ao adquirir ou usar os nossos serviços ?

Como já citado anteriormente, o maior benefício é de poderem concentrar seus esforços nas suas atividades principais. Percebemos que as empresas e a sociedade como um todo demonstram no mercado uma expressiva tendência e necessidade na aquisição de serviços na área da beleza estética das mãos e pés.

- Quem são e quais serão nossos concorrentes ?

Em virtude de estarmos explorando e direcionando o negócio de prestação de serviços na área da beleza estética dos pés e mãos faz com que nossos concorrentes se tornem verdadeiros parceiros.

O Espaço Vivace viabilizará e gerenciará junto a clientes potenciais novas oportunidades de negócios a empresas do setor de produção de beleza estética dos pés e mãos.

- Parceiros. Como atrairemos e manteremos os nossos parceiros que serão primordiais na operação da empresa ?

Através da nossa experiência no ramo, consolidamos um sólido relacionamento com várias empresas de pequeno e médio porte no setor de serviços de beleza

Realizamos um rigoroso processo de análise das oportunidades e riscos inerentes ao negócio e a identificação dos fatores críticos de sucesso, para então, desenvolver cronograma de ações e o estabelecimento de marcos que servirão de referência para avaliação das metas estabelecidas e dar suporte ás decisões futura que serão tomadas.

No nosso caso optamos em utilizar um modelo de análise de processos de planejamento estratégico: Análise SWOT.

ANÁLISES SWOT

A análise SWOT é uma metodologia muito difundida para realização do diagnóstico estratégico da empresa. O que se pretende é definir as relações existentes entre as forças e fraqueza da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na estrutura da empresa, e a sua atuação diante dos fatores sistêmicos que a envolvem seja do mercado específico, da conjuntura econômica, social, política das imposições legais, etc. É a análise da situação interna da instituição, bem como do ambiente externo que a envolve, com o objetivo de se identificarem os pontos fortes e fracos, a fim de planificar o futuro com base em critérios objetivos, realistas e científicos.

A metodologia consiste em avaliar através de uma reflexão aprofundada, de quais são elementos componentes da matriz SWOT, contudo previamente foi necessário reunir uma série de informações de âmbito interno, para forças e fraquezas; e de âmbito externo, para as oportunidades e ameaças.

Finalmente, construímos a matriz com estes quatro elementos: de um lado as forças e fraqueza e o outro as oportunidades e ameaças.

A matriz desenvolvida a seguir objetiva melhor compreender a atuação frente ao ambiente sistêmico e adotar estratégias para tornar o Espaço da Estética mais competitiva.

Matriz SWOT – Espaço Vivace LTDA

Ameaças e Oportunidades

Ao se examinar o ambiente externo do negócio, percebemos a necessidade de relacionar as principais variáveis que afetam este segmento de negócio, criando ameaças ou oportunidades, apresentadas na seguinte tabela SWOT :

Ambiente Externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com