TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulher no mercado de trabalho

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO - TG

                                            Alunos:

                                            Rogério Furlanetto RA 1541425

                                            Ismael Magno Back RA 1542811

Mulheres no Mercado de Trabalho.

        Na última década, encontramos na literatura um movimento de feminilização das empresas. Esse movimento é justificado principalmente pelo argumento de que as mulheres possuem visão sistêmica, uma maior sensibilidade nas relações interpessoais, disciplina, entre outros. Essa tendência também cresce à medida que aumenta a relação dos recursos humanos com o lucro das empresas.

          Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupações das mulheres no mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde. Mas o contingente das mulheres trabalhadoras mais importantes está concentrado no serviço doméstico remunerado (CAMARGO, 2016)

        Contudo, o que podemos notar no dia a dia das empresas é uma grande disparidade entre salários, onde os homens têm vantagens mesmo quando o grau de escolaridade é menor. Estatisticamente as mulheres estudam mais que os homens, porem, isso não está trazendo vantagem para as mulheres em termos financeiros. Existe uma relação cultural de preconceito ainda entranhada na nossa sociedade que acaba refletindo nas nossas empresas.

        O relevante é que tanto homens e mulheres devem construir carreiras baseadas na meritocracia, onde os talento e competências prevaleçam sobre qualquer classificação, sendo ela de gênero, raça, credo, etc. Não podemos admitir situações em que se beneficiam ou desqualificam pessoas nas organizações por questão de preconceito presentes nas sociedades onde as empresas estão situadas. Sabe-se que existe um grande caminho à percorrer para se atingir essa meta, nesse sentido, todos podem refletir sobre essa questão a fim de melhorar a qualidade de vida das mulheres dentro e fora das empresas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-mulher-mercado-trabalho.htm. Acessado em 20/04/2016. CAMARGO, Orson.
Colaborador Brasil Escola Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com