TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres

Por:   •  20/10/2015  •  Monografia  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal  de Alfenas – UNIFAL-MG

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas – ICSA

Jéssica Machado Silva

Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a evolução da mulher no mercado de trabalho. Para isso foi utilizado dados a partir do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  1. Introdução

Antigamente a mulher só ocupava o papel de subordinada, cabia a ela apenas cuidar do marido, da casa e dos filhos, e fazer alguns afazeres sociais, mas sem remuneração, não podia trabalhar fora. Nos dias de hoje isso vem mudando.

O mundo anda apostando em valores femininos como a capacidade de trabalho em equipe, contra o antigo individualismo, a persuasão em oposição ao autoritarismo a cooperação no lugar da competição. A mulher consegue conciliar as muitas funções do lar e da vida profissional, já que ela é organizada o suficiente para realizar varias coisas ao mesmo termo (Whitaker 1997,p.80)

As mulheres ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços, elas fazem tudo que os homens fazem, e estão em todos os campos possíveis. Não há duvidas que nos últimos anos as mulheres estejam cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

A mulher, ainda assim, hoje, é alvo de discriminação por homens “machistas”, ou por pessoas que “determinam” que lugar de mulher é na cozinha “pilotando fogão”. É por isso, que enfrenta o grande desafio de provar que, apesar de ser considerada frágil, é forte, ousada e segura nas suas tomadas de decisões, sempre que sente necessidade (CABRAL, 2012).

 2 – Metodologia

 Os métodos utilizados para esse trabalho foram através de dados de pesquisas realizadas pelo IBGE em 201                                                                                        

3-resultados

4 Conclusão

5- Referencias

http://economia.terra.com.br/ibge-mulheres-ainda-ganham-menos-no-mercado-de-trabalho,2931ead14f269410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html Acessado 17:34 10/10/15

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_mulher/Suplemento_Mulher_2008.pdf acessado 07/10/15

WHITACKER, Dulce, Mulher e Homem: O Mito da Desigualdade, São Paulo Editora Moderna, 1997 p. 11 p. 80.

CABRAL, Gabriela. A importância da mulher na sociedade. Disponível em: Acesso em 25 abr. 2015.

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com