TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA: SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

PORTFOLIO

Sinop-MT

2019

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

PORTFOLIO

Portfólio apresentado ao centro universitário Claretiano na disciplina de Neuroanatomia

                                                   Professor Responsável: Edson Donizetti Verri

                                                           Acadêmico: Roberto Stavarengo

Sinop-MT

2019

1-Como é organizado o sistema nervoso no corpo humano.

O sistema nervoso apresenta duas divisões anatômicas:

A parte central do sistema nervoso (PCSN) inclui o encéfalo e a medula espinal.

A parte periférica do sistema nervoso (PPSN) consiste nos nervos espinais, suas raízes e seus ramos; nervos cranianos (NC) e seus ramos; e componentes da divisão autônoma do sistema nervoso (DASN).

2-Como é a parte central do sistema nervoso humano.

O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.

O sistema nervoso central comanda várias funções em nosso corpo, sendo primordial para o seu bom funcionamento. O cérebro é responsável pela percepção dos diferentes estímulos externos através dos sentidos, da inteligência e da memória


3-Como é a parte periférica do sistema nervoso.

parte periférica do sistema nervoso (PPSN) consiste em fibras nervosas e corpos de neurônios que conectam a parte central do sistema nervoso com as estruturas periféricas Os nervos periféricos consistem em feixes de fibras nervosas, seu revestimento de tecido conjuntivo e vasos sanguíneos (vasa nervorum). Uma fibra nervosaconsiste em um axônio, o prolongamento único de um neurônio; seu neurilema, as membranas celulares das células de Schwann, envolve imediatamente o axônio, separando-o de outros axônios; e seu endoneuro, uma bainha de tecido conjuntivo. Na parte periférica do sistema nervoso, o neurilema pode ter duas formas, criando duas classes de fibras nervosas

1. O neurilema das fibras nervosas mielinizadas possui uma bainha de mielina que consiste em uma série contínua de células de Schwann envolvendo um axônio individual, formando a mielina.

2. O neurilema de fibras nervosas amielínicas consiste em axônios múltiplos incorporados separadamente no citoplasma de cada célula de Schwann. Essas células de Schwann não produzem mielina. A maioria das fibras nos nervos cutâneos (nervos responsáveis pela sensibilidade da pele) é amielínica.

4-Quais são as funções do sistema nervoso

O sistema nervoso possibilita ao corpo reagir a mudanças contínuas nos seus ambientes interno e externo. Ele controla e integra as várias atividades do corpo, como circulação e respiração. Para propósitos descritivos, o sistema nervoso humano é dividido como se segue:

•Estruturalmente, em parte central do sistema nervoso (PCSN), composta do encéfalo e da medula espinal, e parte periférica do sistema nervoso (PPSN), que consiste em fibras nervosas e corpos celulares fora da PCSN, que conduzem impulsos para a parte central do sistema nervoso ou para longe dela.

•Funcionalmente, em divisão somática do sistema nervoso (DSSN), o sistema nervoso voluntário, que transporta sensação (p. ex., dor) da pele e das articulações (p. ex., propriocepção) e inerva o músculo esquelético, e divisão autônoma do sistema nervoso (DASN), o sistema nervoso involuntário, que inerva o músculo liso (p. ex., na parede dos vasos sanguíneos), as glândulas (p. ex., glândulas sudoríferas) e as vísceras nas cavidades do corpo (p. ex., coração, estômago e bexiga urinária).


5-Descreva como é um neurônio (quais são suas partes básicas)

O neurônio, ou célula nervosa, é a unidade funcional básica do sistema nervoso. Um neurônio é composto por seu corpo celular e processos (axônios e dendritos). Processos neurais longos são frequentemente chamados de fibras. Geralmente os neurônios são classificados como aferentes ou eferentes:

􏰀 Neurônios aferentes, ou sensoriais, recebem influxo proveniente das estruturas periféricas e o transmitem para a medula espinal e/ou encéfalo.

􏰀 Neurônios eferentes, ou motores, transmitem impulsos do encéfalo e/ou medula espinal para os efetores (musculo esquelético, musculo cardíaco, musculo liso, glândulas) por todo o corpo.


6-Dê a classificação morfológica ou histológica ou anatômica.

Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios; neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular); e neurônios pseudo-unipolares, o qual apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC, encontrado nos gânglios espinhais.


7-Dê a classificação funcional dos neurônios (direção do impulso nervoso).

Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios;

 Neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular);

 Neurônios pseudo-unipolares, o qual apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC, encontrado nos gânglios espinhais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com