TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Médicos Sem Fronteiras

Por:   •  17/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 9

Este projeto consiste na escolha de uma instituição que atue na Cadeia de Assistência Humanitária, e a partir disto dissertar sobre todas as suas fases, importância do seu trabalho e o quanto de logística existe nestes projetos.

INTRODUÇÃO

[pic 1]

A instituição que atua na Cadeia de Assistência Humanitária (CAH) escolhida por mim para este projeto é o Médico Sem Fronteiras (MSF).

Trata-se de uma organização humanitária internacional que leva ajuda médica-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias e diversas outras crises.

A estrutura da Instituição conta com 28 escritórios distribuídos em diversos países os quais são coordenados por 5 (cinco) Seções Operacionais localizadas na Bélgica, Holanda, França, Suíça e Espanha. O endereço virtual da Instituição é o www.msf.org.br.

[pic 2]

No Brasil o MSF chegou em 1991, para combater uma epidemia de cólera na Amazônia. Atualmente o escritório do país situasse na Rua do Catete, n° 84, Catete-Rio de Janeiro, o qual é associado ao Centro Operacional de Bruxelas como é possível observar no diagrama acima.

O escritório internacional onde se encontra a atual presidente internacional da organização, Dra. Joanne Liu, fica em Genebra na Suíça.

Eleita presidente da Instituição durante a Assembleia Geral Internacional de MSF em 2013 e reeleita em 2016 para mais 3 anos de mandato, a canadense de Quebec, Joanne Liu de 51 anos graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade McGill é professora associada de medicina da Universidade de Montreal e professora de medicina da Universidade McGill. Teve sua especialidade em pediatria realizada no Centre Hospitalier Universitaire Saint-Justine, sua sub-especialidade em atendimento internacional em Saúde Liderança na Faculdade McGill Desautels de Administração. No MSF começou a carreira em 1996 na Mautitânia, desde então atuou em diversas crises por vários países como Haiti, Quênia e República do Congo.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

O Médico Sem Fronteiras tem como Missão: Levar ajuda médico-humanitáia às populações em perigo e às vítimas de catástrofes de origem natural ou humana e de situações de conflito, sem qualquer descriminação racial, religiosa, filosófica ou política. Visão: --. Valores: Respeitar os princípios de Independência, Imparcialidade, Neutralidade, Transparência e Ética Médica.

HISTÓRIA

Desde a sua criação em 1971, o MSF trabalhou efetivamente no auxilio a diversas crises pelo mundo. Criado por jovens médicos e jornalista, teve sua primeira grande presença em 1975 no Camboja, na fuga de cambojanos do Khmer Vermelho, foi estabelecido ai o primeiro grande programa médico de grande escala da instituição. Atuou na famosa Guerra do Afeganistão em 1980, no qual o país foi invadido por tropas dos Estados Unidos. Chegando em 1991 no Brasil, atuou durante dez anos na Amazônia no combate a epidemia de cólera, após esse período a organização passou a atuar no Rio de Janeiro, auxiliando em diversas frentes como na prevenção de DSTs e Aids. Em 1990 a Instituição recebeu o Prêmio Nobel da Paz, reconhecimento merecido após os trabalhos realizados em mais de 80 países. Outro trabalho importante que vale destacar foi no tratamento do vírus Ebola, tratando quase 5 mil pacientes no ano de 2014, cerca de 25% de todos os casos declarados na África Ocidental.[pic 3][pic 4]

ATUAÇÃO

Conta com projetos espalhados por todos os continentes com a maior concentração na África, correspondendo a 57% (256 programas), em seguida a Ásia, Cáucaso e Oriente Médio, 28% (125 programas), a Europa, 9% (38 programas), as Américas, 5% (22 programas) e por último a Oceania, 1% (5 programas)(Dados de 2015). Em 2015 foram realizadas 8.132.100 de consultas ambulatoriais, 2.299.200 casos de Malária tratados, 1.537.400 pessoas vacinadas contra o Sarampo, 594.900 internações, esses são alguns dos números que mostram a importância dessa instituição para a humanidade. Contando em sua estrutura com médicos, enfermeiros, psicólogos, arquitetos, administradores, economistas e engenheiro o MSF trabalha oferecendo não somente cuidados a saúde, como na prevenção de doenças, no auxilio ao sistema público de saúde e realizando serviços de saneamento básico, mas também com apoio psicológico, desenvolvimento de material de educação sobre saúde e até na ajuda à obtenção de documentos como o protocolo de visto.[pic 5][pic 6]

A organização mantém um constante monitoramento nas áreas mais propensas a crises e com acesso restrito a serviços de saúde. Uma vez identificada à necessidade, profissionais vão a campo avaliar o cenário existente para a partir daí ter uma reposta para a estrutura que será necessária nessa situação. No Brasil por volta de 100 brasileiros fazem parte desses projetos e trabalham em 40 países.

MARKETING

Na área de marketing a instituição se destaca na transparência das informações passadas sobre toda sua estrutura, com todos os valores referentes às suas atividades divulgadas em seu site. A organização possui uma “Área de Capitação de Recursos” que consiste em captar doadores, sejam através da internet ou em ações offline, para ajudar a viabilizar os seus projetos. No ano de 2015 foram gastos R$ 21.842.986 nessa área.

Outro ponto interessante são suas páginas nas redes sociais, facebook, instagram, twitter e youtube que divulgam todo o trabalho realizado, além de diversas matérias explicativas sobre doenças e os cuidados necessários, com uma frequência quase que diária mostrando a constante atuação da organização em ajudar as pessoas necessitadas, o que podem incentivar muito os potenciais doadores, vale muito a pena entrar e conferir seus trabalhos recentes.

As diversas opções que a organização oferece para que você possa se tornar um doador é muito inteligente, pois consegue atingir todas as situações possíveis, como as doações mensais, doações únicas já comuns também em outras instituições semelhantes, porém opções como a de “heranças”, que pode ser deixada pra MSF através de testamento e possibilidade as realização de eventos para arrecadar fundos para instituição. Todas as opções são muito bem explicadas e expostas no seu site, o que mostra um forte trabalho do Marketing digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (415.2 Kb)   docx (264.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com