TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caíram as fronteiras e os mercados

Resenha: Caíram as fronteiras e os mercados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

Caíram as fronteiras e os mercados ficaram sem limites. A globalização está mudando radicalmente a postura das empresas, banindo a acomodação e exigindo uma revisão de estratégias e de posicionamento.As organizações estão tendo que trabalhar mais enxutas, terceirizando serviços secundários, fazendo um controle de custos mais eficiente e investindo onde realmente é necessário, a fim de atingir produtividade adequada.

DIAGNÓSTICO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO:

- Com que importância criatividade e inovação estão contempladas nas definições estratégicas da organização? O clima da organização está preparado para geração de ideias?

- Como poder ser avaliado o número de inovações produzindo e implantando nos últimos 12 meses?

- Com que frequência à organização realiza exercícios periódicos de criação de ideias no sentido de resolver problemas ou identificar oportunidades?

- Sua organização possui um sistema para processamento e gestão de ideias?

- Existe um sistema de premiação pela geração de ideias e inovação na organização?

- Os coordenadores e supervisores mostram-se efetivamente comprometidos com o processo da criatividade da organização?

- Os coordenadores, supervisores e funcionários estão suficientemente comprometidos com os processos de criatividade na organização?

QUALQUER UM PODE CRIAR: É SÓ...!

-Ter alguns atributos individuais ligados á postura criativa / inovadora:

- Flexibilidade para mudar e aceitar o novo.

- Capacidade para suspender temporariamente o juízo crítico.

- Tolerância consigo mesmo e com os outros (sintonia intra e interpessoal).

- Capacidade para se auto-motivar e curtir o que se faz.

- Disciplina e determinação na consecução de metas.

- Ser comunicativo (ter desenvoltura ,utilização de códigos verbais e não verbais)

- Ser descontraído e ter senso de humor

- Tolerância e incertezas.

“INGREDIENTES” DAS ORGANIZAÇÕES

- Propósito

- Divisão do Trabalho

- Coordenação

-PROPÓSITO: As organizações são grupos de pessoas que perseguem propósitos coletivos, não importa se impostos ou aceitos voluntariamente.

-DIVISÃO DE TRABALHO:Numa organização, cada pessoa e cada grupo têm um papel específico que converge para realização da missão,é a divisão do trabalho que permite superar as limitações individuais.

-COORDENAÇÃO: funciona por três mecanismos principais:

- Hierarquia

- Comunicação

- Planejamento

-MOTIVAÇÃO:Sabemos que a insatisfação e um estado natural do ser humano. Ele fica satisfeito momentaneamente retornando sempre ao seu estado natural que é a insatisfação,ao conviver com um grupo de pessoas que têm suas necessidades básicas atendidas, desfrutará do estado de satisfação com mais frequência e o grupo ficará com elevado moral.

-PLANO DE AÇÃO: é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. É momento importante para a entidade pensar sobre a sua missão identificar relacionar com atividades prioritárias para o ano em exercício, tendo em vista os resultados esperados.

Em relação ao movimento mapeado, a prioridade está centralizada em ações que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Um bom Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas, quando a sua execução envolver mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação, para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer, os porquês da realização de cada ação e onde serão feitas.

Para atingir um objetivo, uma meta, precisamos agir - realizar uma ou várias ações. Até “não fazer nada” pode ser uma ação necessária para atingir um objetivo, exceto nos casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com