TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método dialético e quais suas principais características

Por:   •  14/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: o que é o método dialético e quais as suas principais características.

Podemos definir o método dialético começando pela própria etimologia das palavras, já que método vem da palavra grega methodos que traz a ideia de por meio, via, caminho, etc e dialético vem da palavra grega dialektiké que significa discursão, debate, interação, etc. Com isso podemos definir o método dialético como uma maneira de debater perspectivas diferentes sobre um mesmo assunto com finalidade de construir um novo conhecimento, corrigir um conhecimento anterior ou completar outro conhecimento já explorado. Este método faz uma análise de fragmentos da realidade em constante acordo com a totalidade e é utilizado diversas vezes em pesquisas sociais interpretando aspectos sociais por meio de leis, regras e conjunto de analises.

O método dialético que discorre a realidade em seu movimento estudando as áreas continuas dos fenômenos culturais e históricos em diferentes etapas baseadas em teses, antíteses e sínteses tem como alguma de suas características a utilização de discursões e debates, o uso da argumentação baseada em dados, analise de resultado de dados, formulação de hipóteses com leis e teorias para confirma-las.

No método dialético a tese seria o primeiro passo para construí-lo que traz uma ideia ou pensamento sobre um determinado assunto com um argumento debater, logo em seguida a antítese surge com uma ideia contraria ao da tese, ou seja, uma ideia oposta e por último a síntese é o passo final com  o desfecho após discutir ideias cujo uma conclusão resumida foi tomada e possui apenas pontos de vista verdadeiros sobre as proposições.

Portanto podemos resumir o método dialético como um debate entre diferentes pessoas com pontos de vistas diferentes sobre um tema especifico com o intuito de achar a verdade comum por meio de alegações embasados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com