TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Avaliação do Impacto Ambiental

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

        Métodos de Avaliação de Impacto Ambiental

        Atualmente estão disponíveis métodos bastante elaborados e detalhados, visando apoiar a avaliação de empreendimentos das mais diferentes naturezas com aproveitamento hidro energéticos, usinas e indústrias com vários processos de produção. Obras hidrelétricas, usinas e indústrias com vários processos de produção, obras hidráulicas e sanitárias, rodoviárias, habitacionais e outras.

        A Avaliação de Impactos Ambientais passou a ser uma atividade regulamentada pelo poder público nacional, estadual e inclusive local, um dos critérios essenciais para a formulação ou a utilização de um método é o da verificação das peculiaridades dessa ação pública que é legalmente considerado impacto ambiental.

Dentre os principais métodos de avaliação de Impacto Ambiental temos o Método da Análise Benefício-Custo, que propõe a computar os custos e os benefícios de um projeto ou de suas alternativas, visando compará-los e ordená-los por meio de relação Benefício-Custo ou Benefício-Líquido. Prática que consagrou a segunda das variantes como a mais adequada nas avaliações para as quais os aspectos ambientais são importantes.

Método dos Modelos de Simulação, onde são modelos matemáticos com a finalidade de representar o mais próximo possível da realidade, a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, explorando as relações entre seus fatores físicos, biológicos e socioeconômicos. Eles são estruturados com base na definição de objetivos, escolha de variáveis e estabelecimento de suas inter-relações, discussão e interpretação dos resultados.

Método de Listagens de Controle é uma evolução natural onde os especialistas preparam listagens de fatores ambientais afetáveis pelas ações propostas. Com o decorrer do tempo, essas listagens tornaram-se disponíveis para um grande empreendimento-padrão e facilmente acessíveis pela bibliografia especializada.

        Possui vantagens de simplicidade de aplicação, reduzida, exigência quanto a dados de informações e com desvantagem que não permitem projetos e previsões ou a identificação de impactos de segunda ordem.

Método Ad H, método para avaliação dos impactos, são promovidos reunião com participação de técnicos e cientistas especializados, com conhecimentos teóricos e práticos em setores relacionado à características do empreendimento em análise. Permite uma visão integrada da questão ambiental, permite informações quanto ao impacto prováveis e possibilitam o cotejo e a classificação de alternativas. Entretanto, são possíveis críticas em razão das opiniões e riscos de avaliação até a escolha do participante.  Possui vantagem de rapidez na identificação dos impactos mais prováveis e da melhor alternativa, e a viabilidade de aplicações mesmo quando as informações são escassas, e a desvantagem de vulnerabilidade a subjetividades e a tendenciosidade na coordenação na escolha dos participantes.

Referência Bibliográfica:

BRAGA,B.et.al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com