TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de gestão de pessoal

Relatório de pesquisa: Métodos de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................03

2. PLANO DE TRABALHO .................................................................................................04

2.1. ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL ....................................................................04

2.2. PROCESSOS DE ADMISSÃO ............................................................................04

2.3. RECRUTAMENTO ..............................................................................................04

2.5. SELEÇÃO DE PESSOAS ....................................................................................05

2.6. ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS .....................................................................05

2.7. DESLIGAMENTO ................................................................................................05

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................07

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................08

5. ANEXOS .............................................................................................................................09

ETAPA 1 ......................................................................................................................09

ETAPA 2 ......................................................................................................................17

ETAPA 3 ......................................................................................................................19

ETAPA 4 .....................................................................................................................22

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia as pessoas são o ativo mais importante dentro das organizações. Mas isto nem sempre foi visto dessa maneira. Há algum tempo atrás o trabalhador era visto como um mero coadjuvante no processo da linha de produção. Ele sempre estava em segundo plano e muitos acreditavam que as máquinas algum dia iriam substituir completamente o trabalho humano.

Com o passar dos anos muitos paradigmas foram quebrados e chegamos ao modelo de valorização do capital intelectual humano que encontramos hoje e que continua evoluindo a cada dia. As empresas descobriram que o trabalhador é dotado de habilidades, capacidades e conhecimentos e que este, além de influenciá-la, apresenta um grande valor econômico à organização.

A partir dessa descoberta se fez necessário a criação de uma área na empresa para cuidar dos interesses dos funcionários visando assegurar também os interesses das empresas em manter esse setor de acordo com as Leis que protegiam ambos os lados. Surgiu assim a área de Administração de Pessoal, através do Departamento de Pessoal, que após certo período teve suas funções abarcadas pelo Departamento de Recursos Humanos que, além de controlar a parte burocrática do DP trouxe novos conceitos e novas práticas ao sistema organizacional, tornando-se responsável por toda a área da Administração de Pessoal.

Os gestores de Recursos Humanos nas organizações passaram a desenvolver políticas de gestão como foco principal no ser humano como pessoa, profissional e cidadão. E para isso, um bom gestor precisa desempenha o papel de gerir, planejar e organizar, motivando o pessoal para que juntos obtenham sucesso na resolução de qualquer dificuldade encontrada pelo caminho.

E para que as organizações atinjam os seus objetivos os gestores de RH precisam ter objetivos estratégicos que incluem: contratar, treinar e capacitar as pessoas para exercerem as suas tarefas, proporcionando a essas pessoas segurança e a integridade da saúde das pessoas, criando um clima motivacional e saudável para alcançar os objetivos propostos pela organização.

2. PLANO DE TRABALHO

2.1. ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

A Administração de Pessoal apresenta em sua rotina, várias atividades de grande importância para o bom andamento e bom desempenho dentro da empresa, tanto para os funcionários como a própria empresa. Já que se faz necessário buscar o crescimento e satisfação de ambas as partes que compõem a empresa.

O setor de Administração de Pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa, que passam desde a admissão de funcionários até o seu desligamento dentro da empresa.

2.2. PROCESSOS DE ADMISSÃO

As empresas que têm a necessidade da contratação de futuros empregados necessitam obter informações daqueles que se candidatam para o preenchimento da vaga oferecida. Com isso o recrutamento, a seleção e a admissão de empregados dependem do cumprimento de algumas formalidades.

Onde, para o recrutamento e seleção de candidatos é necessário o anúncio de oferecimento do emprego através de jornais, internet, agências de emprego etc. Onde os profissionais especializados de RH fazem as entrevistas e no caso de admitir o candidato o encaminham para fazer exames médicos e psicotécnicos dentre outros de acordo com a necessidade.

As primeiras informações ou referências do candidato são obtidas logo no inicio da entrevista, através da ficha de solicitação de emprego preenchida pelo candidato ou de um currículo normalmente apresentado e dos registros anteriores na Carteira de Trabalho.

2.3. RECRUTAMENTO

O recrutamento dentro da empresa funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o setor de RH,ou seja, o recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que atraem através do setor de RH, candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações.

O Recrutamento pode ser interno e externo dependendo do cargo disponível na organização. O recrutamento interno atua dentro da organização, promovendo ou transferindo os funcionários para as vagas existentes, já o recrutamento externo procura funcionários que estão fora da organização que estão no MRH. Ou seja, enquanto o recrutamento interno privilegia os atuais funcionários oferecendo oportunidades melhores dentro da organização o recrutamento externo busca candidatos esternos para trazer experiências e habilidades não existentes na organização.

2.5. SELEÇÃO DE PESSOAS

A seleção de pessoas é uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas ingressem na organização, onde após a seleção iram ingressar na empresa apenas os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.

As bases para a seleção de pessoas é um sistema de comparação e de escolha, para tanto, ela deve apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma certa validade na comparação e a escolha deve ser extraída a partir de informações sobre o cargo a ser preenchido ou as competências desejadas sobre os candidatos que se apresentarem.

2.6. ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS

Após o candidato passar pelo recrutamento e a seleção e ser aprovado em ambas, o próximo passo e a admissão. E para ser formalizada a admissão do empregado a empresa tem que fazer a solicitação de alguns documentos para ingressar o funcionário na empresa possibilitando assim o correto desempenho das obrigações trabalhistas, tanto na relação trabalhador - empresa, quanto na relação empresa - MTE. Após a admissão o novo funcionário passa a ter um vínculo com a empresa.

2.7. DESLIGAMENTO

O Desligamento de um funcionário pode ocorrer por diversos motivos e razões, porém todos os desligamentos requerem cálculos de valores, de legislações e de documentações. Com o desligamento do funcionário, cabe ao profissional de RH realizar todo o processo do encerramento do contrato de trabalho do funcionário da melhor maneira possível ele deverá representar também a empresa na qual trabalha. Todas as etapas para o desligamento de um funcionário estão previstas por lei e devem ser seguidas a risca.

O desligamento do funcionário pode ser por iniciativa tanto do empregador quanto do empregado e pode ser por justa causa ou não, ambas as partes podem pedir o fim do contrato do trabalho a qualquer momento e de acordo de como foi feito esse pedido deve-se seguir todos os procedimentos para por fim ao contrato.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todas as atividades que fazem parte da rotina da área de Administração de Pessoal e, conseqüentemente do profissional de RH são complexas e diversas. Porque os profissionais dessa área lidam tanto com a parte burocrática, sejam eles por seus números, cálculos, regras, normas, relatórios, dentre outras, quanto pelo patrimônio humano da empresa e suas peculiaridades, como crenças, valores e questões comportamentais.

A parte de RH da empresa tem uma grande importância dentro da instituição, pois esse setor faz parte de toda a vida do funcionário dentro da empresa, desde a sua seleção até o seu desligamento. E ele exerce um papel duplo já que ele é a voz da empresa junto aos funcionários e alguns órgãos, ao mesmo tempo em que é a voz dos funcionários junto à empresa.

Os profissionais de RH devem exercer o seu papel de forma mais imparcial possível buscando sempre o mesmo objetivo: o crescimento e a satisfação da empresa e dos funcionários.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FGTS - Caixa Econômica Federal. Disponível em: <http://www.fgts.gov.br/empregador/valor_do_deposito.asp>. Acesso em: 9 Março 2014.

JUBILATO, Jorge. O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/4534/oprofissional-de-dp-na-evolucao-historica-do-rh-e-seu-perfil-atual.html>. Acesso em: 15 Março 2014.

Ministério da Fazenda. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/>. Acesso em: 14 Março 2014.

Ministério da Previdência Social. Disponível em: <http://www.previdenciasocial.gov.br/>. Acesso em: 14 Março 2014.

OLIVEIRA, Aristeu de. Cálculos Trabalhistas. São Paulo: Atlas, 2012. PLT 615.

VAILATTI, Alexandre. Administrador de pessoal e RH: O valor da profissão. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/4466/administrador-de-pessoale-rh-o-valor-de-uma-profissao.html>. Acesso em: 9 Março 2014.

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »