TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA GESTÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA GESTÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA

JOALDIR SOUZA ROCHA

Vitória da Conquista

Setembro de 2017

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA GESTÃO PÚBLICA DE EXCELÊNCIA

JOALDIR SOUZA ROCHA

Artigo científico apresentado à Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, como requisito para obtenção do título de Especialista em GESTÃO PÚBLICA E FINANÇAS.  Tendo como orientadora a  professor DSc. Ana Paula Rodrigues .

Vitória da Conquista

Setembro de 2017

NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA GESTÃO PÚBLICA DE

EXCELÊNCIA

Joaldir Souza Rocha[1]

RESUMO

Em tempos de crise, é real e notória a preocupação de muitos gestores em administrar e gerir as finanças públicas, dando respostas hábeis e de qualidade a sociedade. Geralmente os orçamentos são escassos, e as demandas são extremamente maiores, não importa o porte do município, pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, atualmente tem sentido as dificuldades em fazer uma administração de qualidade com um orçamento apertado.

O presente artigo analisa a qualidade da gestão pública em tempo de crise, como controlar as finanças públicas e oferecer um serviço público de qualidade sem exceder o orçamento. Trata-se de uma pesquisa exploratória com base no objetivo proposto, e de uma pesquisa bibliográfica com base nos procedimentos de investigação. Conclui-se que, a melhoria na qualidade da gestão pública, independe das finanças, ou seja, é possível realizar serviços públicos de excelência sem necessariamente sangrar as finanças públicas e com total controle dentro das leis orçamentárias. Para o gestor é necessário estar se qualificando sempre, se aprofundando na pesquisa e buscando novas formas de realizar uma gestão pública cada dia melhor e mais eficiente, dando assim uma resposta positiva à sociedade.

Palavras-chave: Gestão Pública, Novas Perspectivas, Finança, Excelência.

ABSTRACT


In crisis times, is real and notorious the concern of many managers in managing the public finances, giving skillful and quality response to society. Usually budgets are scarce, demands are extremely higher, no matter the size of the county, small, medium and large cities in Brazil, nowadays has felt the difficulties in making a quality administration with a tight budget. This article analyzes the quality of public management in times of crisis, how to control public finances and provide a quality public service without exceeding the budget. It is an exploratory research based on the proposed objective, and a bibliographic research based on the investigation procedures. It is concluded that the improvement in the quality of public management is independent of finance, that is, it is possible to carry out public services of excellence without necessarily bleeding public finances and with total control within the budget laws. For the manager is necessary to be always qualifying, deepening in the research and seeking new ways to conduct a better and more efficient public management, thus giving a positive response to society.


Keywords:Public Management, New perspectives , Finance, Excellence.

1 - INTRODUÇÃO

 A administração pública tem sido alvo de críticas no cenário nacional por grande parte da população Brasileira, diz-se da falta de ética dos gestores, dos superfaturamentos de serviços, e a morosidade na realização dos referidos serviços, como a sociedade sempre em evolução depende desses serviços, os anseios por mudanças é cada dia mais evidente. A sociedade clama por mudanças, por uma gestão pública menos burocrática e de qualidade, uma administração em que valorize as finanças públicas e que os valores pagos compulsoriamente pelos cidadãos através dos impostos sejam melhor avaliados e devolvidos a sociedade em forma de  benefícios.  

Não há dúvidas de que, desde os anos 1970, tem havido transformações na ação de governar que afetam tanto as estruturas estatais e o processo de governo como a relação entre o Estado e a sociedade civil, embora essas mudanças afetem de forma diferente aos diferentes países, diferentes segmentos sociais, em momentos temporais distintos e de maneiras também distintas. Entretanto, a discussão sobre esse processo se deu mais no contexto do novo gerencialismo (PETERS, 1996). Sendo verificada a partir dos anos 1980 uma mudança de estilo dos estudos sobre a administração pública com uma linguagem gerencialista exagerada e a introdução do racionalismo econômico, que passou a caracterizar o desenho organizativo dos serviços públicos.

Nesse contexto, percebe-se que o processo de gerenciamento nas organizações públicas tem sofrido transformações, porém ainda está aquém da gestão de qualidade que a população tanto anseia.

A Emenda Constitucional nº 19, de 5 de junho de l998, fez constar o Princípio da Eficiência como expressa exigência a ser observada no âmbito da Administração Pública Brasileira.

A Gestão de excelência no serviço público se traduz, necessariamente, na busca de uma maior eficiência na prestação dos serviços de que dispõe, até por que constitui peça primordial rumo à melhoria contínua, com vistas à efetiva satisfação do cidadão (ARAÚJO, 2004).

        Neste aspecto, este artigo possui como objetivo analisar a importância do papel do gestor público, para realizar uma administração de excelência com total controle das finanças públicas, criando assim novas perspectivas para a sociedade civil, de receber serviços públicos de qualidade.

Trata-se de uma pesquisa exploratória com base no objetivo proposto, e de uma pesquisa bibliográfica com base nos procedimentos de investigação.


2 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Administração Pública pode ser conceituada, em sentido amplo, como o conjunto de entidades e de órgãos incumbidos de realizar a atividade administrativa visando à satisfação das necessidades coletivas e segundo os fins desejados pelo Estado. Sob o enfoque material, objetivo, o conceito de administração leva em conta a natureza da atividade exercida (função administrativa), e, sob o subjetivo, formal ou orgânico, as pessoas físicas ou jurídicas incumbidas da realização daquela função. (ROSA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com