TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da Necessidade de Uma Empresa

Por:   •  4/6/2019  •  Artigo  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: Siderúrgica Administrativa do Amazonas SA

Nome Fantasia: SIDERADM

Endereço: Avenida Torquato Tapajó S/N próximo a Fábrica da Coca Cola

Segmento: Metalúrgica

MISSÃO

Atuar com Qualidade, Produtividade e Segurança a fim de se obter Excelentes Resultados para os Clientes, Fornecedores, Colaboradores e Comunidade, prestando ótimos serviços e minimizando os impactos ambientais inerentes a qualquer atividade produtiva.

VISÃO

Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor. Uma empresa de referência, reconhecida como a melhor opção pelos clientes, colaboradores, comunidade e fornecedores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS

  • Política de saúde e segurança do trabalho – É um plano de ações elaborado para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
  • Admissão dos colaboradores – Processo fundamental no desenvolvimento da empresa SIDERAM, tendo como etapas a definição do perfil, entrevista, exame admissional e treinamento.
  • Política de treinamento e desenvolvimento – A área de treinamento e desenvolvimento atua com diversas competências, desenvolve aspectos novos em seus empregados, faz a transmissão de informações do nível estratégico ou operacional, atua com pesquisas de clima e demais métodos relativos à área.
  • Recompensas e remunerações - A recompensa é o elemento vital para o sucesso de um plano de gestão, pois ele está no centro do processo motivacional do funcionário. É também complexo e necessita ser flexível, considerando as diferenças individuais.
  • Política de demissão – O processo de demissão é tão importante como o de admissão, pois trata-se de um acordo amigável com o colaborador quando ele deixa de fazer parte da organização, seja ou não por decisão própria, seguindo sempre as normas da CLT.

POLITICA DE ADMISSÃO

Quando a empresa resolve criar uma cultura organizacional referente aos recrutamentos, os erros podem ser minimizados. Assim como na empresa SIDERADM, criou sua política para fazer de forma eficiente e consciente a admissão de novos colaboradores. Como:

1° Definição do perfil;

Formação acadêmica, contendo as atividades que serão realizadas, quais os benefícios que serão oferecidos.

2° Entrevista;

Para saber o que se quer para ser traçado ao perfil.

3° Exame Admissional;

Saber as condições do novo colaborador e se ele está apto para função que foi contratado.

4° Treinamento;

Expondo o terreno para o colaborador, seja como capacitações externas e internas, para que assim, se sinta mais inserido a realidade da empresa integrando a organização, apresentando as normas e regras, os departamentos, seus colegas de equipe e a cultura da empresa. [pic 1]

POLITICA DE DEMISSÃO

A política de demissão na empresa inclinar em nas etapas no antes, durante e após o a demissão:

Durante o processo de demissão a empresa busca, de forma amigável, de acordo com as

normas CLT, resolver formalmente o desligamento do colaborador, com seus devidos direitos trabalhistas.

Antes

  1. Decisão final: O comunicado sobre a demissão ao funcionário é feito apenas após a decisão do desligamento ser efetivamente tomada. Portanto, é avaliada a situação por meio de análises feitas sobre o desempenho do colaborador e ter a certeza de que ele já teve todas as oportunidades possíveis de melhora.
  2. Preparação do colaborador: Os superiores alertam o profissional sobre o seu fraco desempenho e concedem oportunidades para que ele apresente melhorias em sua postura. Dessa forma, caso o processo de desligamento tenha mesmo que acontecer, o funcionário não ficará surpreso.
  3. Documentação necessária: O setor de RH prepara toda a documentação necessária para dar embasamento à decisão. Isso é extremamente importante, pois não deixa nenhuma lacuna para o funcionário tentar entrar com algum processo trabalhista no futuro.
  4. Definição do acordo: Algumas questões, a empresa tenta resolver no momento do processo de desligamento, como último salário, objetos de trabalho que estão em posse do colaborador, se ele poderá cumprir aviso prévio, ou não, entre outras informações que auxiliam o processo.
  5. Proteção da empresa: A empresa procura tomar todos os cuidados necessários no processo de demissão. Realiza backups de todos os arquivos do ex empregado antes de comunicar a demissão e suspende seu acesso às informações da organização.

 

Durante

  1. A SIDERAM Não Contrata Empresas Terceirizadas: O processo de desligamento do funcionário é uma tarefa realizada pelo chefe direto do funcionário com o auxílio do RH.
  2. O processo é realizado no início da semana: Pois assim, a empresa, estará disponível para responder às possíveis perguntas dos demais colaboradores sobre a questão, além de ser mais fácil para o funcionário desligado, que poderá tomar todas as providências necessárias ao invés de ter de esperar o final de semana.
  3. O responsável deve ser cauteloso ao chamar o empregado: De maneira formal, o responsável pelo processo liga ou vai diretamente à mesa da pessoa que será desligada para pedir que vá até a sua sala. Sendo o mais breve e natural possível.

     9.Ambiente Adequado: Priorizamos ambientes fechados para evitar que o funcionário sofra qualquer tipo de exposição e constrangimento desnecessários. Sempre na presença de um colaborador de RH.

    10.Esclarecer a razão do ocorrido: Durante uma reunião formal, explicar de maneira clara, o motivo do colaborador estar ali e quais são as razões da empresa para o desligamento.

 

Após

      11.A empresa documenta a reunião: O RH procura realizar o registro oficial da reunião para tudo ser o mais organizado possível.

12.Comunica toda a equipe: Para evitar que rumores se espalhem, é importante que uma declaração oficial seja realizada pela liderança da equipe, esclarecendo os motivos do desligamento do colaborador e respondendo as possíveis perguntas que possam surgir.

     13.Avaliação interna: É importante ressaltar que se torna necessário fazer reflexões, como “Nossos processos estão realmente prontos para escolher a pessoa certa, realizar treinamentos e medir desempenho? ” Avaliamos o que podemos melhorar para reduzir casos futuros de demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com