TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DE NECESSIDADES EM UMA EMPRESA DE SISTEMAS DE SEGURANÇA E TECNOLOGIAS

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.704 Palavras (27 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 27

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ACERCA DE NECESSIDADES EM UMA EMPRESA DE SISTEMAS DE SEGURANÇA E TECNOLOGIAS

  BERTOLDO, Tatiana P.[1]*

JUNIOR, Ângelo Fae¹

KICHEL, Luana¹

RECH, Gabriela¹

SILVA, Douglas W.¹

ALGERI, Vanessa²

FLORES, Antoniele C. S.²

FABIANI, Nadine T. P.²

LONGO, Patrícia D. F.²

SILVA, Lisiane B.²

RESUMO: O Questionário de Diagnóstico Organizacional (QDO) é um instrumento de pesquisa-feedback, projetado para compilar dados sobre o funcionamento organizacional. Esse questionário avalia as percepções de indivíduos em uma organização ou unidade de trabalho para determinar áreas de atividade e pode ser usado como meio de obtenção de dados ou em conjunto com outras técnicas. No presente artigo inicialmente será exposta a pesquisa bibliográfica referente à interferência da saúde mental nas relações e no ambiente de trabalho, bem como se concerne a Psicologia Cognitivista e suas interações no ambiente de trabalho. O artigo apresenta também um olhar sobre a utilização das técnicas Cognitivo-Comportamental em grupos dentro das organizações e ressalta a importância da teoria sistêmica no âmbito organizacional. O intuito do presente artigo é aplicar o Questionário de Diagnóstico Organizacional em uma empresa de sistemas de segurança e tecnologias do Alto Uruguai e discorrer sobre os dados levantados. Em relação aos procedimentos metodológicos utilizados, a pesquisa pode ser considerada de caráter qualitativo, onde houve a necessidade de observar cada setor da empresa selecionada, levantar dados acerca da mesma e criar hipóteses de intervenções. Diante da aplicação do questionário e com a realidade encontrada, identificaram-se conflitos em todos os setores que foram aplicados o questionário, aonde o setor de monitoramento é o mais conflituoso, na qual o líder acaba causando estresse e pressão psicológica nos funcionários. As intervenções propostas se dão conforme abertura e espaço que a empresa aceitou para ser executado, nas quais se dão a partir da promoção de eventos que agrupem todo corpo da organização, criação de um procedimento padrão de acompanhamento funcional para novos colaboradores, reconhecimento pessoal dos colaboradores, criar um planejamento de pós-vendas e atendimento contínuo aos clientes já existentes, devido à redução de clientes e por fim faz-se necessário uma mudança significativamente no olhar dos colaboradores e líderes acerca da empresa.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional, Organização, Líderes, Intervenções, Avaliação Psicológica.

ABSTRACT: The Organizational Diagnostic Questionnaire (QDO) is a research-feedback tool designed to compile data on the organizational functioning. This questionnaire evaluates the perceptions of individuals in a labor organization or unit to determine areas of activity and can be used as a means of data collection or in conjunction with other techniques. In this article will initially be exposed to literature regarding the interference of mental health in relationships and in the workplace, as well as concerns Cognitivist Psychology and their interactions in the workplace. The article also presents a look at the use of cognitive-behavioral techniques in groups within organizations and underscores the importance of systems theory in the organizational framework. The present article is intended to apply the Organizational Diagnostic Questionnaire for a company of security systems and technologies of High Uruguay and discuss the data collected. Regarding the methodological procedures used, the survey can be considered qualitative, where it was necessary to look at each sector of the selected company, to collect data on the same assumptions and create interventions. Before the application of the questionnaire and the reality found, they were identified conflicts in all sectors that were applied a questionnaire, where the monitoring sector is the most conflicted, in which the leader ends up causing stress and psychological pressure on employees. The proposed interventions take place as open space and that the company has agreed to run.

Keywords: Organizational Diagnosis, Organization, Leaders, Interventions, Psychological Evaluation.

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Ao passarem-se os anos, inúmeros pesquisadores são instigados a investigar o aumento dos registros de doenças relacionadas ao trabalho, sejam elas físicas, mentais ou psicossomáticas. Inicialmente ao se mencionar a Psicologia incorporada às áreas da saúde do trabalhador, se deve levar em conta as diversas possibilidades de atuação deste profissional.

A saúde é sinônimo de vitalidade, ocupação e bem-estar e todas as situações que envolvem e impedem a realização desta, são estorvos para sua conquista. A vista disso, não se podem deixar de lado os inúmeros indivíduos que sofrem, seja por adoecimentos psíquicos ou físicos. A partir desse contexto, se contempla o diagnóstico organizacional inserido nas organizações, pois, é uma ferramenta analisada minuciosamente e de suma importância e que através dela serão apurados tanto os potenciais como as dificuldades da mesma.

A inserção do psicólogo é essencial nas empresas, visto que, a maioria traz conflitos de difícil resolução, cabe ao este profissional então, exercer desde o evitamento de conflitos, como também auxiliar na motivação e crescimento das equipes de trabalho, resolvendo assim problemas organizacionais desde a sua origem, garantindo que as necessidades dos colaboradores sejam atendidas e se tenha um clima organizacional mais adequado e agradável.

A partir das problemáticas referidas, o presente artigo tem como objetivo conhecer uma empresa e realizar um diagnóstico organizacional da real situação que está sendo vivenciada e, a partir dos dados, programar objetivos e metas criando alternativas interventivas.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta etapa será exposta a pesquisa bibliográfica referente à interferência da saúde mental nas relações e no ambiente de trabalho, bem como se concerne a Psicologia Cognitivista e suas interações no ambiente de trabalho. O artigo apresenta também um olhar sobre a utilização das técnicas Cognitivo-Comportamental em grupos dentro das organizações e ressalta a importância da teoria sistêmica no âmbito organizacional.

2.1 Referencial Teórico

2.1.1 A interferência da saúde mental no ambiente de trabalho e suas relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (510.9 Kb)   docx (460.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com