TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Resumo

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO:

Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial.

        Entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo.

        Nada é mais importante para conseguir sucesso em uma negociação do que conhecer e estar sempre procurando se informar sobre o estilo da pessoa com quem pretendemos negociar, perceber quais são seus objetivos na negociação, para só então, buscar um acordo.

Entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo.

O ato de negociar faz parte de nossa vida a partir do momento em que começamos a nos comunicar. Tudo gira em torno de negociações. Ela é uma habilidade valiosa para todos os profissionais do mundo dos negócios. Todos os profissionais negociam diversas coisas o tempo todo com seus clientes, tais como recursos humanos e financeiros, prazos, orçamentos, contratos, dentre tantas outras, e, portanto, é muito importante saber como abordar cada momento que envolve uma negociação para obter bons resultados.

Pode-se definir negociação como o processo de buscar a aceitação de propósitos ou idéias, nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes tendo em vista o melhor resultado possível, de modo que as partes envolvidas terminem a negociação com a certeza de que tiveram oportunidade de apresentar todos os seus argumentos, e que o resultado tenha sido benéfico para ambas as partes.

Nos processos de negociação ou de comunicação, são ressaltados dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais. A primeira relaciona-se com o conhecimento de técnicas e processos para negociação, por exemplo, nas etapas para condução da negociação; a outra relaciona-se com o conhecimento interpessoal dos negociadores, envolvendo os estilo de cada um, suas forças, fraquezas, necessidades, motivações, entre outros. Sem dúvidas, a habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade interpessoal. Temos também uma terceira habilidade que é o conhecimento do negócio. Essa habilidade é extremamente específica de cada negociação, pois se trata do conhecimento mínimo do assunto que está sendo foco da negociação. É fundamental até para se saber se a negociação foi boa ou não.

Outra definição clara e objetiva de negociação é a que trata a mesma como uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para tanto, é importante que as partes saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com