TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação e Processo Decisório

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

Administração de Empresas

Negociação e Processo Decisório

Atividade Prática Supervisionada

Case Empresa Você SA.

Como elaborar um plano que funcione

Quando mal elaborado o planejamento pode ser prejudicial para as pessoas e para a organização como um todo. Para um planejamento de sucesso é importante que se sigam alguns passos, com a finalidade de assegurar a eficiência do plano:

Fixação de metas – devem ser específicas e desafiantes, proporcionando um alvo a ser atingido e determinando um padrão sobre o qual será avaliado o sucesso do planejamento.

Criação de compromisso com as metas – a meta em si não é motivo suficiente para uma equipe persegui-la, comprometer-se com ela é fator crucial para que as equipes e indivíduos a persigam. Uma maneira de conseguir isso, é fixando a meta coletivamente.

Desenvolvendo planos de ação eficazes – os planos de ação devem ser abrangentes sem deixar de serem focados, atribuindo cada etapa ao seu responsável com prazos e maneira de mensurar resultados. Existem ferramentas muito eficazes para gerir planos de ação.

Acompanhamento da evolução – é importante ter plena noção de onde estamos em cada momento, dentro do planejamento. Para isso as metas escalonadas são uma ferramenta importante, ou seja, metas de longo prazo subdivididas em metas para um espaço menor de tempo. São mais motivadoras e de resultado mais rápido.

Manutenção de flexibilidade – um planejamento engessado traz vários riscos para a organização, principalmente com a crescente globalização em que vivemos. Um plano com opções gera margem para replanejar, adaptar-se e desenvolver-se em tudo isso, durante o planejamento.

 Como as empresas podem usar planos em todos os níveis administrativos, do alto escalão aos cargos de gerência de menor nível hierárquico.

Um planejamento obtém melhores resultados quando todos os envolvidos, seja qual for o nível hierárquico, seguem na mesma direção. Para isso, se começa o plano no alto escalão com uma visão clara dos objetivos da empresa e uma missão correspondente. Já no meio termo, na média gerência são elaborados os planos táticos através de uma administração por objetivos, que são colocados em prática por meio dos gestores de primeira linha que seria o caso do gestor Luiz Carlos.

Nestes cargos de menor nível hierárquicos como o do Luiz Carlos, são realizados planos permanentes, de aplicação única e/ou operacionais. A dificuldade do gestor em questão é elaborar e colocar em prática, planos que sejam eficientes no auxílio do batimento das metas pelos funcionários, mas de forma que eles não se sintam tão pressionados a ponto de abalar o clima organizacional.

Por se tratar de um plano que pode ser moldado conforme for mudando o desempenho dos funcionários, este seria um plano permanente, para ser aplicado durante toda a gestão, e não um plano de aplicação única em um evento isolado.

Problematização        

Luiz Carlos tem 45 anos de idade, reside há 10 anos em sua casa própria que fica em um bairro de classe média na cidade de Caxias do Sul, junto com sua esposa, e dois filhos (8  e 12 anos). Sua esposa trabalha em uma Metalúrgica da cidade como Vendedora e seus filhos estudam em uma instituição que tem atividades o dia todo, ou seja, a família passa o dia todo fora.

Com relação à formação de Luiz Carlos, este é graduado em Administração de Empresas há exatos 12 anos e desde então, vem se especializando de forma incansável em sua área, com a prática de cursos, feiras e atividades que possam valorizar seu currículo. Como o grande objetivo de Luiz Carlos é gerenciar uma equipe dentro da sua empresa, ele busca também conhecimentos com relação à Gestão de Pessoas, Liderança, Vendas e tudo aquilo que possa lhe ser favorável com relação ao seu objetivo. Seu histórico profissional é motivo de orgulho tanto para ele, quanto para sua família, devido á toda essa busca por conhecimento e inovações, Luiz Carlos tem sido reconhecido profissionalmente na empresa em que trabalha há 10 anos, onde já conquistou duas promoções consideravelmente importantes para sua carreira. A empresa em que Luiz Carlos trabalha é do ramo de vendas de automóveis e está no mercado á 50 anos, mas vem enfrentando problemas em algumas unidades.

Frente ao currículo invejável de Luiz Carlos a empresa lhe impôs o seguinte desafio: Luiz Carlos recebeu a missão de gerenciar uma unidade que apresenta deficiência de resultados. Ao avaliar o método de trabalho desempenhado pela equipe durante a gestão anterior, identificou que as metas e os perfis dos profissionais não condiziam com o cenário atual da empresa. Luiz Carlos precisa propor uma nova grade de metas e uma nova dinâmica de trabalho aos funcionários, visando alinhar o padrão da empresa e recuperar os resultados durante os próximos meses.

Alternativas

  • Remanejamento de pessoal
  • Análise de Mercado com relação ás metas
  • Redistribuição de metas
  • Contratação de consultoria
  • Treinamentos da equipe
  • Campanha de interna de incentivo
  • Campanha de acordos comerciais
  • Aumento de salário como forma de incentivo

Para definir-mos a melhor alternativa a ser executada, utilizaremos a ferramenta espinha de peixe. Segue figura:

[pic 1][pic 2]

Remanejamento         Análise de mercado      Redistribuição de[pic 3][pic 4][pic 5]

     de pessoal                                                                   metas[pic 6]

[pic 7]

Treinamentos da  

       equipe[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Contratação de          Campanha interna de        Aumento de salário

Consultoria                  incentivo                             como forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com