TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negros no Mercado de Trabalho

Por:   •  17/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

Surgimento dos Negros no Brasil

Os primeiros negros chegaram ao Brasil em 1580. Vieram para servir os donos das grandes fazendas, que precisavam de muitos trabalhadores nas lavouras de cana-de-açúcar e não conseguiam escravizar os índios. Para favorecer os fazendeiros, o governo brasileiro permitiu o comércio de negros, que eram capturados na África, trazidos em grandes embarcações (os navios negreiros) e vendidos no Brasil. As viagens duravam entre três e quatro meses. Quando chegavam ao Brasil, os escravos eram acomodados em senzalas, trabalhavam cerca de quatorze horas por dia e, muitas vezes, tinham direito a apenas uma refeição diária composta de feijão, milho e farinha de mandioca.

Um dado interessante é que o Brasil foi o último país na América a abolir (teoricamente/lei) a escravidão, e foi o país que importou o maior número de escravos, cerca de 4 milhões de africanos.

Legislação no Brasil

LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010.

Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Dados (%) de Negros no mercado de trabalho

  • 14,4% - Negros
  • 14,1% - Pardos
  • 9,5% - Não Negros (Brancos)

*FONTE: IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA)

Ponto Positivo

Denise dos Santos, de 29 anos é um exemplo de mulher que venceu o preconceito e superou e superou as dificuldades por ser negra e mulher, filha de pai negro e mãe branca, sempre foi vítima do racismo, “quando saia com a minha mãe, me perguntavam se eu era adotada”. Trabalhou em uma grande loja em um shopping e sempre via o olhar, muitas vezes, de repúdio em relação à ela.

A UNIPALMAS é uma instituição particular, que fica na Barra Funda – São Paulo, e tem 87% de estudantes negros ou descendentes. Ela soube da universidade pela rádio, conheceu o projeto e se apaixonou. Por meio de um convênio da faculdade, hoje ela trabalha no Banco Itaú, no qual seus superiores vêem a sua capacidade e ela já sonha em conseguir chegar cada vez mais alto em sua carreira.

Ponto Negativo

Recentemente, uma jovem negra, relatou as dificuldades encontradas para conseguir um posto de trabalho qualificado, a despeito do seu currículo e experiência. Fluente em três idiomas, pós-graduada na área de negócios e com experiência em cargo de chefia, ouviu da consultora de RH que o seu perfil nas redes profissionais era “muito descolado” (cabelo crespo e roupa colorida) e que roupas mais sóbrias combinadas com o cabelo alisado poderiam ser mais apropriadas.

Conclusão

O Brasil é o país que tem a 2ª maior população negra do mundo, e é espantoso a forma polêmica de se tratar este assunto nos dias atuais, onde muitas pessoas afirmam que não há racismo no nosso país, mas o que ocorreu não foi o fim e sim uma camuflagem em torno desse tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (367.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com