TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Mulher Negros no Mercado de Trabalho

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

        É necessária a reformulação de políticas públicas voltadas para a inserção do homem e mulher negros junto a  sociedade brasileira, para garantir o princípio de igualdade independente da cor, gênero ou posição social. De fato o Brasil sendo considerado por diversos órgãos internacionais como o país das desigualdades, tem uma discrepante diferença ao se tratar da alocação social do homem e da mulher negros em que, a resultante de baixos salário, pouco acesso a educação e discriminação racial é a não inserção do negro na sociedade brasileira.

        A história do homem e mulher negros no Brasil está manchada por desrespeito aos direitos humanos e a cultura negra, em que trazidos por navios mercantes para o Brasil eram submetidos a trabalhos forçado e ainda vendidos como objetos, em total negligência aos princípios morais de qualquer ser humano. No caso das mulheres negras a situação ainda se agrava quando a violência sexual realizada pelo homem branco, resultando em uma cultura missigenada, no entanto sem o somatório cultural, uma vez que os filhos gerados destes relacionamentos ou retornavam para a escravidão ou eram ignorados como possibilidade de desenvolvimento social.

        A abolição da escravatura em 1888, por meio da princesa Isabel, ao assinar a lei Áurea, pondo um fim ao tratamento desumano dado a raça negra resultou na formalidade de garantias legais. No entanto a garantia de direito dada ao negro a ser um homem livre e cidadão brasileiro não compreendeu o princíprio de igualdade, nem os mais de trezentos anos de escravidão em que as politicas sociais não se preocuparam com a inserção do negro na sociedade de forma a possibilitar o acesso a educação, moradia, saúde e necessidades básical.

        Os reflexos da negligência governamental junto aos negros são perceptivos ainda hoje, em tempos de aceitação de diferenças em que mesmo desempenhando funções semelhantes pode-se observar diferênças salariais...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com