TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuromarketing

Por:   •  18/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

2. INTRODUÇÃO

Indiscutivelmente a relação entre organização e consumidor está cada vez mais estreita, a busca pela qualidade tem sido em sua grande maioria o ponto principal para o sucesso organizacional.

Algumas organizações começaram a investir em estudos que poderiam explicar a razão pela qual consumidores escolhiam determinados produtos, e o porque de algumas propagandas ficarem guardadas com detalhes na mente, enquanto outras eram completamente deletadas.

A pesquisa de Mercado, uma ferramenta até então muito utilizada, tornou-se insuficiente, pois o que as pessoas respondem que fazem, e a realidade são muitas vezes totalmente diferentes. Não significa que o método seja inválido, mas sim limitado (LINDSTROM, 2009).

Surge por volta dos anos 1990, o fenômeno do “Neuromarketing”, a junção do marketing com a neurociência, o objetivo principal é estudar o comportamento do consumidor e o que leva ao consumo, através de interpretações das ações, motivações e desejos (Neto, Dias e Alexandre, 2010).

A utilização da ferramenta ocasionou discussões do ponto de vista ético, no meio profissional e acadêmico, pelo fato de acreditarem que a tentativa de conhecer o subconsciente seria uma forma de manipulação do índividuo, e invasiva.

Contudo, segundo Martin Lindstrom, o Neuromarketing como qualquer outra ferramenta tecnológica trás consigo um potencial para o abuso e, com isso uma responsabilidade ética (LINDSTROM, 2009).

2.1 PROBLEMA PESQUISA

     Em virtude da globalização, da concorrência de mercado, da busca por fidelidade aos clientes e, principalmente da necessidade de acompanhamento do mercado e saber a real vontade do consumidor, surge o fenômeno do Neuromarketing, trazendo uma nova ferramenta para o marketing, que é o estudo do comportamento humano.

     Existe a discussão se seria correto, do ponto de vista ético a utilização de tal ferramenta para alavancar os negócios. Venho então, por meio da presente pesquisa esclarecer como a ética influencia na aplicação do Neuromarketing.

2.2 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

     Esclarecer a importância da utilização do Neuromarketing para a organização e pontuar a ética presente em sua correta utilização.

OBJETIVO ESPECÍFICO

       Definir Neuromarketing;[pic 1]

[pic 2]    Técnicas do Neuromarketing;

[pic 3]    Limitações do Neuromarketing;

[pic 4]    Como o Neuromarketing influencia na organização;

[pic 5]    Processo de decisão do consumidor;

[pic 6]   Ética do Neuromarketing;

2.3 JUSTIFICATIVA

      A pesquisa justifica-se pela intensificação da importância do Neuromarketing até mesmo para o consumidor, pois quanto mais a organização souber das necessidades e desejos subconscientes do consumidor, maior será as qualidades dos produtos inseridos no mercado (LINDSTROM, 2009).

     Não se trata de uma ferramenta invasiva ou obrigatória, mas sim de estudos das atitudes racionais e irracionais de compra, para facilitar e jamais obrigar o ato da reconhecimento ou compra de determinada marca ou produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com