TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neuromarketing

Por:   •  21/11/2017  •  Dissertação  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

 

NEUROMARKETING

O presente trabalho tem como principal objetivo definir o conceito do neuromarketing, além de identificar sua importância e por qual motivo os profissionais do marketing atual aposta tanto neste novo setor. Para isso, faremos o uso de referências bibliográficas tais como: artigos, livros e páginas e vídeos da internet.

O neuromarketing é uma nova área do marketing, alguns autores até o chamam de ciência, por conta de sua complexidade. É a mistura da neurociência com o marketing, que estuda o comportamento do consumidor.

A definição de neuromarketing pode ser dada como:

“O neuromarketing é a chave para abrir o que chamo de nossa “lógica do consumo” – os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra que tomamos em todos os dias de nossas vidas” (LINDSTROM, 2009, p. 13). 

Já outros autores tem um conceito mais abrangente para o neuromarketing, como por exemplo, o conceito de Lee, Broderick e Chamberlain (2007, p. 200 apud ALMEIDA et al., 2010 p. 4) “A aplicação de métodos neurocientíficos para analisar e compreender o comportamento humano em relação às trocas de mercado e de marketing”.

O neuromarketing é uma ferramente que surgiu há pouco tempo. Ele foi criado por pesquisadores que utilizaram máquinas de ressonância na década de 90. Segundo Cavaco (2010), o responsável por denominar este estudo foi Ale Smidts, professor de Marketing da Erasmus University, na cidade de Roterdã, na Holanda. A denominação recebida representa a união da Ciência e o Marketing (Neurociência + Marketing = Neuromarketing).

Esta nova ferramenta de análise, possui como finalidade esclarecer o consumo através do estudo de reações neurológicas, quando exposto a certos estímulos externos. O neuromarketing é extremamente importante, pois já se sabe que em 90% dos casos o consumo é inconsciente.  Lindstrom (2009). Significa, que ele é capaz de revelar quais são os pensamentos, sentimentos e desejos que estão em nosso inconsciente, impulsionando nossas decisões de compra. Por isso, a ferramenta, mostrou-se relevante no momento em que os profissionais da área, conscientizaram-se de que o comportamento do consumo é inconsciente em 90% dos casos, segundo estudos do autor. O processo de decisão de compra, segundo o autor Lindstrom, demora menos de 2,5 segundos. O cérebro cria “atalhos”, que rapidamente fazem conexões inconscientes e resultam em ações. Estes “atalhos” são chamados de marcadores somáticos. Eles reúnem as experiências anteriores relacionadas à recompensa e punição e, assim, relacionam experiências ou emoções a reações.

‘‘Buscando-se explicar tais forças psicológicas, as pesquisas sobre o comportamento do consumidor vêm evoluindo e nesse contexto surge o neuromarketing com objetivo de compreender os impulsos cerebrais - emotivos e racionais - envolvidos no processo de decisão de compra ou preferência por uma marca, produto ou serviço através do mapeamento das atividades do cérebro. Tendo sua utilidade tanto como novo método de pesquisa, uma vez que, apesar da evolução constante dos métodos quantitativos e qualitativos’’ (FERNANDES, 2012, p. 2)

O estudo de Neuromarketing foi realizado através do uso do aparelho de Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMf). O IRMf mede as propriedades magnéticas da hemoglobina, um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue. Sendo estes, responsáveis pelo transporte do oxigênio no corpo. Resumidamente, o aparelho mede a quantidade de sangue oxigenado no cérebro e, é capaz de identificar precisamente uma área tão pequena quanto um milímetro.

Espera-se progresso na área do Neuromarketing  nos próximos anos. Para o Marketing e a Publicidade aguarda-se que ele ajude a prever direções, tendências e movimentações do mercado e dos consumidores. Para os consumidores, esclarecimento sobre como funciona o seu cérebro no processo de decisão de compra ou referente às técnicas do Marketing e dos anúncios da Publicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com