TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tendências na Seleção e Seleção de Pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Novas Tendências na Seleção e Seleção de Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.668 Palavras (15 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Desde o seu surgimento, a internet exerce fascínio nas pessoas pelo seu vasto acervo de informações. Desta forma, não muito tarde, foram surgindo meios de aproximação entre pessoas e facilitação de serviços através da internet, hoje em dia a internet explodiu como o mais importante canal de distribuição de bens, serviços e empregos nas áreas administrativas e gerenciais.

Com isso a economia sofreu grandes transformações com o surgimento da internet, principalmente no que diz respeito aos “produtos, serviços, nos valores e no comportamento dos consumidores; nos mercados de trabalho e de emprego”. Essa nova realidade fez com que as organizações se mantessem atualizadas quanto a sua forma de gestão e de fazer negócios, utilizando-se da tecnologia de informações com foco em processos que percebam e respondam rapidamente as necessidades não só dos clientes como também do mercado, essa tecnologia, contudo hoje vem auxiliando o departamento de Recursos Humanos das empresas em seus processos de recrutamento.

Portanto, este trabalho tem como objetivo levar o conhecimento aos alunos e professores do curso de administração a respeito de uma das práticas mais atuais de recrutamento utilizados pelas empresas. A escolha deste tema se deve ao fato de que as organizações têm utilizado cada vez mais os recursos virtuais para recrutar possíveis candidatos às suas vagas e, a partir disto, montar e/ou atualizar seus bancos de dados e temos que ficar atentos para acompanhar essas novas tendências. Apesar de esta ser uma prática recente nas empresas, percebe-se a preocupação em busca do aprimoramento deste processo, visto que, esta é uma tendência estratégica para a captação de recursos humanos e tem a internet como uma ferramenta de auxílio para os profissionais, no intuito de aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade nas organizações. Existem vários tipos de Recrutamento e em foco neste trabalho o recrutamento on-line e os procedimentos nas empresas sobre o uso da internet nesse processo de recrutamento. Para a elaboração deste trabalho, foram utilizadas algumas obras literárias e internet das quais foram coletadas opiniões e idéias de diferentes autores a respeito do assunto.

CAPÍTULO I

1. Recrutamento

1.1 Conceito de Recrutamento

Com a chegada da Revolução Industrial, vieram associadas muitas às mudanças fazendo com que as necessidades das empresas desenvolvessem novas formas gerir pessoas, surgiu então o Recrutamento onde as empresas procuravam estabelecer uma ligação onde pudessem encontrar pessoas capazes de atender suas necessidades. No início eram através de anúncios, cartazes onde procuravam mão de obra especifica, na qual almejavam atrair o máximo de pessoas que se encaixassem no perfil solicitado, hoje em dia “recrutar não pode ser entendido com sinônimo de atrair pessoas e ponto, a função do recrutamento é suprir as necessidades da organização” (ARAÚJO, Luís Cesar G de, 2009). O Departamento de Recursos Humanos surgiu nas organizações a partir da necessidade de controlar as pessoas que nelas trabalhavam. Inicialmente, esse controle era feito sob aspectos muito simples, como horas de trabalho, assiduidade dos funcionários e salários.

Novas necessidades surgiram nas empresas e assim novas formas de recrutamento foram sendo criadas fazendo com que até os dias de hoje essas revoluções que mantenham.

Cada método de recrutamento possui suas particularidades. Portanto, cabe a cada empresa a definição, juntamente com o responsável por esse processo, qual a melhor forma de recrutamento a ser utilizada e que encontre, em menor tempo, a pessoa mais adequada para a vaga disponibilizada.

1.2 Recrutamento Externo

Como o próprio nome já diz é a forma que as empresas procuram divulgar uma vaga fora da empresa e atrair novos talentos que vão surgindo no mercado. Uma das grandes vantagens do recrutamento externo é que a empresa pode encontrar pessoas com grandes expectativas, habilidades e motivação para crescer junto com a empresa, ou seja, trazer novas idéias que podem ajudar no desenvolvimento da empresa, a renovação de pessoas também garante a inexistência de conflitos internos. Algumas formas mais comuns usadas no recrutamento externo para divulgação de uma vaga são: rádios, jornais, televisão, revistas entre outros.

Apesar das vantagens que o recrutamento externo oferece ele agrega também algumas desvantagens, ele requer uma boa seleção para a escolha correta de um candidato e isso consequentemente ocasiona custos a empresa, exige técnicas de integração, o trabalho se torna mais demorado e inseguro e também pode atingir negativamente alguns funcionários que podem de início se sentirem desmotivados.

1.3 RECRUTAMENTO INTERNO

O recrutamento interno oferece como privilegio recrutar pessoas que trabalhem dentro da empresa, essa forma motiva os funcionários que sabem que podem crescer profissionalmente, geralmente as vagas em abertos são comunicadas através de anúncios no setor de RH, assim como por meio de cartazes, quadros de avisos espalhados em pontos estratégicos dentro da empresa, solicitando aos interessados que compareçam ao RH para se candidatar a vaga, muitas empresas fazem o uso da intranet para comunicar aos funcionários da referida vaga, “em outras palavras recrutamento é considerado interno quando a organização utiliza seus próprios recursos humanos sem recorrer ao mercado externo” (ARAÚJO, Luís Cesar G de, 2009).

Essa prática de recrutamento interno tem que ser muito bem elaborada para que chegue de forma transparente a todos os setores da empresa, esse processo garante maior rapidez, pois exclui a necessidade de testes e treinamentos, diminui custos na qual pode se disser que é quase zero, a motivação para o funcionário escolhido é considerado um ponto forte, pois garante melhores resultados para o sucesso da empresa e aumenta a perspectivas de outros funcionários para um possível crescimento profissional no futuro.

Porém, como tudo existem algumas desvantagens, o recrutamento interno pode ocasionar o bloqueio de entrada de novas pessoas na empresa, ou seja, novas idéias, experiências e expectativas, o funcionário escolhido através do recrutamento interno traz com ele algumas idéias viciadas e podem atrapalhar o funcionamento da empresa, a existência de conflitos dentro das empresas são inevitáveis, e isso faz parte da realidade do cotidiano numa organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com