TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas de administração

Tese: Noções básicas de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  9.085 Palavras (37 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 37

Módulo 1 – Fundamentos da Administração

Fundamentos da Administração

Desde que se tem notícia, os homens desenvolvem sistemas organizacionais buscando atingir determinados objetivos pré definidos. Na pré história os homens se organizavam em busca de defesa, abrigo a alimentos, compondo uma estrutura organizacional informal onde os chefes eram definidos através da força; na busca por alimentos, organizavam-se em grupos de caça, o que os levava a ter maior chance de sucesso contra os animais de maior porte. Até mesmo a maioria dos animais selvagens se organiza em grupos com um mínimo de estruturação.

Segundo ROBBINS (2000: p. 31), "uma organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum". Dessa definição observa-se que o objetivo a que se cumpre uma organização reflete o propósito comum de seus membros. MORGAN (1996 : p. 24) afirma em sua obra que "raramente as organizações são propostas como um fim em si mesmas. São instrumentos criados para se atingirem outros fins." Tal propósito é reforçado pela própria origem da palavra organização, derivada do grego organon onde quer dizer ferramenta ou instrumento - que nada mais é do que dispositivo mecânico criado para facilitar as atividades pessoais voltadas para fins determinados.

Organizações são sistemas sociais, São agrupamentos humanos reunidos de forma organizada com um objetivo comum e buscam sinergia: porque dessa forma pode atingir resultados maiores do que os recursos adquiridos. É uma organização formal porque se baseia em regras e regulamentos formalizados e por estruturas hierárquicas, burocráticas, proporcionam especialização profissional e crescente melhoria de vida dos seus participantes.

("Sinergia ou sinergismo deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É fazer com que as pessoas trabalhem juntas na mesma direção em busca de um resultado comum e conhecido por todos.")

Organizações são sistemas abertos. Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si e que desenvolvem uma atividade para atingir um objetivo. Todo sistema opera a partir de matéria-prima, energia ou informação que vêem do ambiente e são absorvidas pelo

sistema (insumos) que as transforma (processa) e as devolve

ao ambiente em forma de resultados (produtos). Dessa forma, podemos afirmar que dentro de um sistema aberto a

comunicação não ocorre somente com o mundo externo, mas também e principalmente com o ambiente interno, pois as áreas internas se comunicam, trocam informações, produtos e serviços.

Assim as organizações surgem como um meio para atingir propósitos

comuns a diversas pessoas. A natureza desse propósito define o tipo de organização. As organizações se originam da união de diversas pessoas, que se reúnem na busca de objetivos comuns claramente definidos, por um prazo que pode ser determinado ou não, mas que segue a coerência dos objetivos buscados pelos componentes

desta. Através dessa união espera-se atingir resultados melhores do que aqueles que seriam possíveis se estas mesmas pessoas atuassem isoladamente.

"Uma organização é sempre especializada. Ela é definida por sua tarefa. A comunidade e a sociedade, em contraste, são definidas por um elo que mantém os seres humanos unidos, seja ele o idioma, a cultura, a história ou a localização. Uma organização é eficaz somente se se concentra em uma tarefa... A sociedade, a comunidade e a família são; as organizações fazem." (DRUCKER, 1999: p. 33).

Ainda quanto à natureza das organizações, podemos observar que elas permeiam toda a vida da sociedade moderna. Em todos os países desenvolvidos, observa-se o surgimento de organizações voltadas para a grande maioria das funções sociais, o que nos leva a uma sociedade de organizações, na qual a responsabilidade pelas tarefas ocorre nas organizações. As empresas se concentram em produzir bens e serviços; as escolas se ocupam do ensino e educação; os hospitais cuidam de doentes; as igrejas buscam converter pecadores e salvar almas; a polícia garante a segurança pública; algumas organizações não governamentais defendem o meio ambiente ou mesmo a fauna e flora do planeta; universidades e centros de pesquisa dedicam-se ao desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade; associações de classes e organismos de defesa dos consumidores também são exemplos de organizações que são encontradas na sociedade atual.

A concentração de esforços em uma tarefa específica determina a eficácia com que uma organização alcança seus resultados. A partir do momento que esta é formada por diversas pessoas, cada qual com características e competências próprias e distintas, estas terão a tendência de seguir suas próprias especializações, impondo seus

valores à organização na definição de objetivos, o que levaria a uma confusão geral. “Somente uma missão clara, concentrada e comum pode manter unida a organização e capacitá-la a produzir resultados”. (DRUCKER, 1999 : p. 38).

Os resultados em uma organização estão distantes da contribuição oferecida individualmente por cada integrante. Na maior parte dos casos, a participação de cada indivíduo desaparece no resultado geral. É daí que decorre a magia das organizações, que conseguem atingir resultados coletivos que superam em muito a soma das contribuições individuais de seus participantes.

As organizações são classificadas segundo diversos critérios. Uma das formas mais comuns se baseia no resultado almejado, onde podemos ter:

 organizações com fins lucrativos: são aquelas que buscam resultado monetário através de sua atuação. O objetivo que une as pessoas por meio da organização se expressa através da obtenção de lucro, multiplicando o capital empregado pelos proprietários com a execução de sua atividade fim.

 Organizações sem fins lucrativos: são aquelas cujo objetivo principal não é o de ter lucro ou receber remuneração por serviços prestados, mas sim prestar serviços comunitários, atender a pessoas carentes, proporcionar melhores condições de vida em sociedade, elevar os padrões de ensino e educação, desenvolver conhecimento e tecnologia, preservar recursos naturais e ambientais, entre outros.

As organizações podem ainda ser classificadas como públicas e privadas; formais ou informais; civis ou militares; nacionais ou internacionais; comerciais, industriais ou de serviços, entre outras formas. Enfim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com