TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de Atividades Atuariais

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

Patrícia Afonso Campos

RA

3830705043

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Sidemar Ronaldo Beloto.

Anhanguera Educacional

2015

Evolução dos seguros no Brasil

Em 1808, com a vinda da família Real para o Brasil, a criação do Banco do Brasil e a abertura dos portos foram criadas a Boa Fé, a primeira companhia de seguros nacional, ainda regulada pelas normas da Casa de Seguros de Lisboa. Promulgado em 1850, o Código Comercial, definia os direitos e os deveres entre as partes contratantes, limitado ao seguro marítimo. Somente com a promulgação do código civil em 1916 é que os seguros terrestres passaram a ter regulamentação específica.

A primeira companhia de seguros a segurar pessoas foi a Companhia de Seguros Trindade, autorizada a funcionar em 1855.

Em 1932 e 1933 foi criado o primeiro sindicado dos corretores de seguros e das seguradoras respectivamente.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguros do Brasil. O governo instituiu o Sistema Nacional de seguros Privados, em 1966, criando o Conselho Nacional de Seguros Privados e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), foi fundada no Rio de Janeiro em 1951 e em 1971 foi criada a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg).

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros foi criada, em 1975, no Rio de Janeiro.

Segundo Althearn, seguro é entendido como “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas”.

Todo contrato de seguro deve possuir as seguintes características: Aleatório, pois depende de evento incerto e futuro; Bilateral, existem obrigações para as duas partes, contratantes e contratadas; Oneroso, ambas as partes tem ônus e vantagens econômicas; Boa-Fé, o segurado deve ser honesto em suas informações e a seguradora redigir o contrato de forma clara mensurando o risco de forma clara.

O seguro de automóvel deixou de ser exclusivamente material, o seguro não contempla somente os sinistros ligados ao carro propriamente dito. As seguradoras oferecem, também, uma série de serviços 24 horas para atrair novos clientes, como: chaveiro, chave reserva, troca de pneus e etc.

O mercado de seguros vem crescendo cada dia mais desde sua criação, o que mostra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os seus bens, colocando-os assim sob contrato de seguro para garantir que caso aja algum sinistro elas estejam aptas a receber um valor como indenização pelo bem perdido para que possa comprar outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com