TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 01, 02, 03.

OBS: O ALUNO DEVE ENVIAR ESTAS QUESTÕES RESOLVIDAS NO PORTFÓLIO – AULA 01

  1. Qual a importância da informação para as empresas, em seus respectivos segmentos, no que se refere à vantagem competitiva e perenidade nos negócios?

   É de extrema importância para respectivos segmentos, um apoio, pois a informação é um recurso estratégico sobre tudo quando se fala em vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia de informações para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Fica claro o peso vital para gestão, organização e perenidade (continuidade sistemática, constância) nos negócios. Frisando que sistemas de informações eficazes tem impacto direto no sucesso da organização, que deve estar presente em todos os subsistemas, para gerar excelência no sistema total (empresa).

  1. Diferencie com suas palavras os termos “dados”, “informação” e “conhecimento”.

   Dados: são fatos em sua fonte primária, representam coisas reais, como por exemplo, o nome de um empregado, numero de horas que trabalha em uma semana, pedidos de vendas... (são observações sobre o estado do mundo).

   Informação: é quando os dados são organizados de maneira significativa, assim se transforma em informação. É um processo, que deve seguir alguns passos, “contextualização, categorização, cálculo, correção e condensação”. (requer analise, dados dotados de relevância, exige necessariamente a mediação humana).

Conhecimento: o mesmo vem da transformação de informações, e para que isto ocorra é necessário seguir alguns passos, “comparação, consequências, conexões e conversação.” O conhecimento é o único recurso ilimitado, que se aumenta com seu uso, também podemos incluir aqui os três tipos de conhecimentos citados na apostila, conhecimento explicito, conhecimento tácito e conhecimento estratégico. (informação valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, de difícil estruturação e transferência).

  1. A empresa pode ser vista como um sistema e suas respectivas funções empresariais como subsistemas. Descreva como ocorre a interação entre as funções empresariais ou departamentos de uma empresa a sua escolha, ou seja, como ocorre a integração sistêmica entre as informações geradas nos departamentos da empresa. (EXEMPLO NA AULA 03)

   As relações de interdependência entre os sistemas resultam principalmente na troca de informações entre os mesmos, são necessários para o funcionamento efetivo das funções empresariais. Todos os sistemas de informações devem interagir entre si, influenciando e complementando um ao outro. Exemplo:

   Uma nota fiscal-fatura contem dados de venda, que saíram do subsistema de faturamento, onde a quantidade vendida deve ser baixada do subsistema de estoque; consequentemente, os dados sobre receitas precisam ser alimentados e processados no subsistema de contar e receber, sucessivamente os lançamentos de débitos e créditos no sistema de contabilidade e finalmente os dados legais de saída no subsistema de livros fiscais de saída, por meio da integração entre estes subsistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com