TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  25/10/2021  •  Monografia  •  11.458 Palavras (46 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 46

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS CESA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JADER SILVA RODRIGUES

O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

FORTALEZA-CE

2014

JADER SILVA RODRIGUES

O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Monografia submetida à Coordenação do Curso de Graduação em Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Administração de Empresas.

Orientação: Prof. José Luciano Lopes da Costa.

FORTALEZA-CE

2014

[pic 2]

JADER SILVA RODRIGUES

O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NASRELAÇÕES DE TRABALHO

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração de Empresas.

Aprovado em: ______ / ______ / _________.                        

EXAMINADOR

_____________________________________________________

Prof. José Luciano Lopes da Costa (Orientador)

Universidade Estadual do Ceará – UECE

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, Deus, por iluminar meus passos. Agradeço aos meus pais, que tanto torceram para que mais uma etapa da minha vida fosse conquistada com sucesso.

À Jamille Vasconcelos, pelo carinho, dedicação e apoio fundamental na confecção deste trabalho.

Aos amigos que fiz durante o curso, pela amizade que construímos e por todos os momentos que passamos juntos durante toda a graduação. Sem vocês essa trajetória não seria tão prazerosa.

A todos os professores e funcionários que durante este período foram de grande valia para minha formação.

Ao meu orientador, Prof. José Luciano Lopes da Costa, pela dedicação dispensada no auxílio à concretização dessa monografia.

Por fim, gostaria de agradecer aos meus amigos e familiares, pelo carinho e pela compreensão nos momentos em que a dedicação aos estudos foi exclusiva, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que esse trabalho fosse realizado, meu eterno agradecimento.


“A injustiça, em qualquer lugar, é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

Martin Luther King

RESUMO

O assédio moral no ambiente de trabalho é um tipo de violência sutil, caracterizada pela reincidência de condutas abusivas que visam abalar a dignidade do trabalhador, seja em relação à sua postura laboral ou pessoal. A perseguição, as humilhações e os constrangimentos são responsáveis por sérios danos à saúde física e psíquica daqueles que sofrem tais abusos. Percebe-se que o assédio moral é um problema em constante evolução e possível de se verificar em todas as classes sociais e níveis hierárquicos dentro das organizações e os principais fatores que induzem a proliferação de violências desta natureza estão relacionados à busca incessante pelo aumento da produtividade e do lucro, à competitividade exacerbada, ao medo de perder o emprego e ao abuso de poder. Diversos são os tipos de assédio moral identificados no ambiente de trabalho, tipificados conforme a posição dos sujeitos da relação de assédio, porém, independente da classificação que o assédio moral receba, suas consequências repercutem por todos os trabalhadores, empresas e pela sociedade de uma maneira geral. A metodologia utilizada foi caracterizada como uma pesquisa bibliográfica descritiva e explicativa.

Palavras – chaves: assédio moral; mobbing; trabalho; organizações; sociedade.


ABSTRACT

Bullying in the workplace is a kind of soft violence, characterized by repeated abusive conduct, which in turn affects the worker’s morale in their work and personal life. Persecution, humiliation and embarrassment cause serious damage to the physical and mental health in the bullying’s victims. The practice of bullying is growing fast and occurs in many sectors and at different hierarchical levels in an organization. The main factors that induces the growth of this practice has been related to an obsessive need of productivity and profits increment, extreme competition, the fear of losing a job and the abuse of power. There are many kinds of bullying known in the work environment classified according to the position of those who practice bullying. However, it doesn´t matter the way occur, it´s consequences affect all employees, companies and the society in general. The methodology used was characterized as bibliographic, descriptive and explanatory research.

Key – words: bullying, mobbing, work, organizations, society.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        11

2.        O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO        14

2.1.        Conceito        14

2.2.        Elementos Caracterizadores do Assédio Moral laboral        17

2.2.1.        Características do assédio moral        17

2.2.2.        Situações que não configuram assédio moral        17

2.3.        Assédio Moral x Assédio Sexual        19

3.        SUJEITOS DO ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO        23

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (314.5 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com