TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

AUMENTO DO NÍVEL DO MAR

O Aquecimento Global tem várias consequências, entre elas é a elevação do nível do mar, que está entre os indicadores mais poderosos da mudança global, isso ocorre pois surge o aquecimento dos oceanos, desencadeando no derretimento do gelo, que vai para o oceano, se não for compensado pela neve as camadas de gelo ficam mais finas e o nível do mar sobe, induzindo um aumento anômalo.

De acordo com estudos revela-se um aumento médio de 3mm por ano. O início ocorreu entres as décadas de 70 e 80, e hoje está efetivamente irreversível.

E tudo isso não se trata de previsões ameaçadoras de um futuro distante, já é comprovado que várias ilhas do Oceano Pacífico desaparecerem sob o mar. E em várias ilhas, insulanos  já tiveram que deixar suas casas e deslocar para zonas mais altas, ou até mesmo, deixar a ilha de vez, e agora tentam se adaptar e reconstruir uma nova vida longe do mar.

     [pic 1]

     Figura 1 - https://st2.depositphotos.com/9419/v/950/depositphotos_94196540-stock-illustration-sea-level-rise.jpg

As consequências podem ser preocupantes e impactantes se não agirmos rápidos diante desse cenário. Com o aumento do nível do mar a intrusão de água salina aumenta e ela pode contaminar o depósito de água subterrânea, isso em nível mundial é muito preocupante porque tem muitos lugares, especialmente, os mais secos, que esses depósitos são fundamentais para as cidades, que vão ter que buscar água potável pra população em outro lugar, o que poderia causar guerras. Não só ilhas, mas também, grandes cidades poderão desaparecer.

As enchentes também são um grande problema, com o aumento do nível do mar, a água vai subindo, e isso inunda as ruas pelos bueiros e uma cidade debaixo d’água não tem futuro.

E a preocupação não está somente na vida humana e animal, podendo inclusive afetar o ramo imobiliário, ocorrendo um declínio nos valores das propriedades em lugares de risco, atingindo assim a economia.

Pela primeira vez na história humana o equilíbrio da natureza não pode ser garantido, mas a natureza é resiliente, e com nossa ajuda, o planeta pode se recuperar. Devemos preservar nosso planeta Terra enquanto há tempo, para garantir a prosperidade da humanidade e da natureza. Nunca foi tão importante entender como a natureza funciona e como ajudá-la.

A indústria de combustíveis fósseis é a maior do mundo e muito poderosa e não pretende mudar seu modelo de negócio. Como nós podemos dar a volta por cima disso? Eles têm mais dinheiro e mais influência, que qualquer outo setor, então, quanto mais o povo se manifestar contra isso, melhor. Assim conseguimos controlar o aquecimento global, e reduzir suas consequências, por isso é importante mudarmos  enquanto antes nossas fontes de energia de combustível fóssil para energia renovável, só assim poderemos estabilizar o equilíbrio do qual toda a vida e nós dependemos, pois, está se perdendo, o que fazermos nos próximos anos determinará o futuro de toda vida na terra.

Referências

Disponível em: <https://cienciaeclima.com.br/as-projecoes-de-aumento-do-nivel-do-mar/>. Acesso em: 29 abr. 2019.

Disponível em: <https://www.nature.com/articles/srep31245#introduction>. Acesso em: 29 abr. 2019

Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/o-degelo-e-elevacao-do-nivel-do-mar>. Acesso em: 29 abr. 2019

IPCC AR3 Climate Change 2001: Synthesis Report: “sea level is projected to continue to rise for many centuries” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com