TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.593 Palavras (19 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 19

CAPÍTLO 3 CONTABILIDADE

A contabilidade da empresa é terceirizada realizada por um escritório conceituado na cidade, sendo realizada pelo regime de competência e sua tributação é optante pelo simples nacional com enquadramento como empresa de pequeno porte.

Os documentos fiscais são enviados para a contabilidade no inicio do mês para serem contabilizados.

3.1 balanço patrimonial

Segundo Matarazzo (2003), o Balanço Patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação da empresa no final de um determinado período. O Balanço Patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa (ativo), e as obrigações (passivo) em determinada data. A diferença entre ativo e passivo é chamada de patrimônio liquido e representa o capital investido pelos proprietários.

De acordo com a  lei nº. 11.941/09, a estrutura do Balanço Patrimonial deve ser apresentado conforme abaixo.

ATVIO                                PASSIVO

Ativo Circulante                            Passivo Circulante

Ativo Não Circulante                Passivo Não Circulante

Realizável a Longo Prazo                PATRIMÔNIO LIQUIDO

Investimento                                Capital Social

Imobilizado                                (-) Gastos com emissão de ações

Intangível                                Reservas de Capital

                                        Opções outorgadas reconhecidas

                                        Reservas de Lucros

                                        (-) Ações em tesouraria

                                        Ajustes de avaliação patrimonial

                                        Ajustes acumulados de Conversão

                                        Prejuízos acumulados

O balanço está estruturado em dois grupos ativo e passivo, onde os bens e direitos são relacionados no ativo e as obrigações no passivo.

3.1 Ativo

Segundo Quintana (2009), o ativo pode ser classificado em dois grandes grupos de contas, os quais são apresentados em ordem decrescente de grau de liquidez: ativo circulante e ativo não circulante.

a) Ativo Circulante

E composto pelos bens e direitos conversíveis em recursos financeiros, onde, destacam-se o registro do caixa, bancos, clientes, estoque, despesas antecipadas, entre outros.

b) Ativo Não Circulante

E composto pelos itens da estrutura do ativo, ou seja, o ativo realizável a longo prazo, os investimentos, o imobilizado e o intangível.

3.2 Passivo

O passivo são as obrigações da empresa, onde está dividido em três subgrupos: passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido.

a) Passivo circulante e passivo não circulante

São as obrigações assumidas pela empresa para a realização de suas atividades, tais como, dívidas contraídas junto a fornecedores, salários devidos a empregados, encargos sociais, os impostos a pagar e as obrigações assumidas por financiamentos obtidos junto a instituições financeiras. As obrigações cujo o vencimento é de longo prazo se classificam no passivo não circulante.

b) Patrimônio Líquido

Conforme Silva (2010), na equação patrimonial, o Patrimônio Líquido se forma pelo valor residual dos ativos depois de deduzidos todos os seus passivos. Representados pelos valores aplicados na empresa pelos sócios quotistas ou acionistas, pelas reservas, lucros ou prejuízos acumulados.

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A Demonstração do Resultado do Exercício é composta pelas receitas e despesas, com a finalidade de apresentar os resultados dos lucros ou prejuízos acumulados no período.

Matarazzo (2003, p.45), afirma que,

a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dos aumentos e reduções causados no Patrimônio líquido pelas operações da empresa. As receitas representam normalmente aumento do ativo, através de ingresso de novos elementos, como duplicatas a receber ou dinheiro proveniente das transações. Aumentado o Ativo, aumenta o Patrimônio Liquido. As despesas representam redução do Patrimônio Líquido, através de um entre dois caminhos possíveis: redução do Ativo ou aumento do Passivo Exigível.

Segundo a Lei nº 11.638/07, a Demonstração do Resultado do Exercício discriminará os seguintes elementos:

Receita operacional: Valor faturado

Deduções da receita bruta: impostos incidentes, abatimentos e descontos concedidos, as devoluções e as vendas canceladas.

Receita operacional líquida: apurada pela diferença entre a receita bruta e suas deduções.

Custo dos produtos vendidos:  representam todos os custos incorridos pela empresa em seu processo de fabricação ou prestação de serviço.

Lucro Bruto: é obtido pela diferença entre a receita líquida e os custos dos produtos vendidos, das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados.

Despesas Operacionais: compreendem as despesas necessárias para a empresa funcionar, ou seja, vender, administrar e financiar suas atividades.

Resultado Operacional: é obtido pela diferença entre o resultado bruto e as despesas operacionais, podendo gerar um lucro ou um prejuízo operacional.

Outras receitas e outras despesas: é o resultado gerado de despesas e receitas não relacionadas com a atividade fim da empresa. Normalmente se refere a ganhos e perdas na venda ou a baixa do ativo permanente.

Resultado antes do imposto de renda e da contribuição social: deriva da diferença entre o resultado operacional e o não operacional.

Resultado antes das participações: é calculado pela diferença entre o resultado antes do imposto de renda e contribuição e os valores desses tributos.

Participações: são as parcelas do lucro destinados a debenturistas, empregados e administradores, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou de fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com