TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇA DO 2º PERÍODO FUNDAMENTAL: QUEBRA-CABEÇA

Por:   •  12/7/2022  •  Dissertação  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO PEDAGOGIA

MARIA PATRÍCIA F. DOS SANTOS

RAKELLY NOGUEIRA

RISOLENE FERREIRA DOS SANTOS

SANDRA GEANE

BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇA DO 2º PERÍODO FUNDAMENTAL: QUEBRA-CABEÇA

Manaus-AM

2020

MARIA PATRÍCIA F. DOS SANTOS

RAKELLY NOGUEIRA

RISOLENE FERREIRA DOS SANTOS

SANDRA GEANE

BRINQUEDO PEDAGÓGICO PARA CRIANÇA DO 2º PERÍODO FUNDAMENTAL: QUEBRA-CABEÇA

[pic 2]

                                               Manaus-AM

                                                             2020

Questão 01. Descreva como a escola pode realmente ser um local de desenvolvimento da prática gestora.

R: Nesse conceito vamos analisar a diferença entre educação escolar. Para demonstrarmos que a nossa escola é uma organização aprendente é espaço onde a política gestora preponderantemente ocorre, fizemos uma incursão na literatura para resgatar as características dos modelos de escola observados na história da educação. A ideia é mostrar ao estudante de Pedagogia que o papel do gestor escolar tem sofrido modificações na mesma proporção em que a sociedade tem se transformado.

A intenção é sinalizar que a organização de uma escola é uma tarefa bastante complexa e que o futuro pedagogo tem que ter uma formação Stricto Sensu, conforme aponta Libâneo (2005). Deve ser um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, atender as demandas socioeducativas tipo formal, não formal e informal.

É na escola que cada prática gestora vai se adicionando no nosso conhecimento e no nosso currículo é ela que em cada etapa vai se gerando e vamos aprender a atuar, na organização e na gestão de todo o sistema escolar. Vamos entender o que é cada processo e desenvolver nossas habilidades, é na escola que vamos conhecer toda rotina do setor administrativo e financeiro, no trabalho em prol do desenvolvimento pedagógico; coordenação do corpo docente e interação família-escola e ser um líder que influencia a todos de maneira positiva ou negativa.

Questão 02. Como podemos distinguir o conceito de educação e educação escolar, qual a importância de ambos para uma sociedade mais justa? De que forma você pode contribuir para que a educação escolar tenha um diferencial nos próximos anos?

R: Aqui vamos analisar o conceito diferenciado de cada uma. No dia a dia, a palavra educação é empregada por todos nós com uma frequência tão grande que o priori parece não haver tipo algum de dúvidas quanto ao seu significado. Dessa forma, julgamos prudente conhecer sua etimologia para depois analisarmos as diferentes concepções que em certa medida, já estão cristalizadas entre nós no que se refere ao termo de educação.

Na busca por uma educação de qualidade, que forme cidadãos e não apenas profissionais, técnicos é importante que todos entendam a importância que cada um tem nesta busca. Precisamos de atitudes e não apenas de discursos e palavras bonitas. Em leitura ao texto de Couto (2013), vemos que ele consideram imprescindível uma coisa: a atitude de cada um.

Concluímos então que para a construção de um país onde haja igualdade e inclusão social, é necessário que todos tenham acesso a uma educação justa e de qualidade, onde o ensino seja tão humano quanto técnico. De uma forma mais humana, onde vamos pode estabelecer o respeito entre ambos, ir em busca de novos conhecimentos, adicionando novos mecanismos de aprendizagens e buscar desenvolver um novo pensar e projetos que venham contribuir na melhoria do ensino e sempre buscar um direcionamento para ampliar o conhecimento dentro da educação escolar.

Questão 03. Qual foi o marco inicial da educação tradicional e quantos pontos devemos considerar para que realmente a escola esteja preparada para a sociedade.

R: No início do século IX surgem os sistemas nacionais de ensino e se embasavam no que dizia que a educação é um direito de todos e dever do estado. Nisto a educação é visada diretamente no orientador e com saber em fazer os indivíduos venceram as barreiras da ignorância, ou seja, a questão de fazer com que esses indivíduos pensassem por si só como diz Saviani, “O objetivo é transformar os súditos em cidadãos”, fazer com que eles se libertem dessas grilhetas através do esclarecimento e do esforço próprio, fato este que só poderia ser feito pela escola já que a alienação era muito grande em vários sentidos.

Consideramos que, realmente é na forma mais humana, onde cada um respeita a opinião e pensamento de cada um, e de forma que o outro lhe dê o direito de expor suas ideia e planos para podermos contribuir com uma sociedade mais justa, aborda a diversidade aquela que em todos os alunos se sentam respeitados e reconhecido nas suas diferenças, ou melhor, são essas escolas estamos buscando transformar e tratando de ambiente educacional que se caracterizam por um ensino de qualidade, que não excluem, não categorizam os alunos.

Questão 04. Como a administração pode auxiliar e favorecer os aspectos educacionais para a gestão realmente preocupada com o desenvolvimento humano?

R: A administração trata dos seres humanos. Sua tarefa é capacitar as pessoas a funcionar em conjunto, efetuar suas forças e tornar irrelevante suas fraquezas. É disso que trata uma organização e esta é a razão pela qual a administração é um fator crítico e determinante. Para tanto, norteamos da comunidade escola na Gestão Democrática dos estabelecimentos de ensino, especificamente nas escolas públicas.

Ao findar deste trabalho, podemos considerar que a Gestão Democrática nas escolas é de extrema relevância, uma vez que ela proporciona um trabalho coletivo e compartilhado, onde todos estão juntos em busca de um objetivo em comum: a qualidade de ensino. A administração pode nos auxiliar em qualquer espaço, onde ela vá nos proporcionar uma formação. Seja ela profissional ou social ela também é essencial nas escolas, de utilizações de recursos onde vai realizar objetivos que seja de natureza individual, familiar, grupal e organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com