TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Patrimonial

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

JOÃO VITOR GARRÃO

MAT: 2034355

BALANÇO PATRIMONIAL

DUQUE DE CAXIAS, 2018

Balanço Patrimonial

Balanço patrimonial é um relatório que apresenta todas as atividades financeiras, econômicas e contábeis de uma companhia, num determinado período , mostrando toda a situação financeira, com seus bens , obrigações e direitos . Sua estrutura é baseada em ativo, passivo e patrimônio líquido, sendo ativo o conjunto de bens e de direitos, passivo as obrigações e patrimônio líquido sendo o resultado entre ativo e passivo representado pelo investimento que os sócios fizeram na empresa, também conhecido como capital social.

O ativo é composto por dois grupos: Circulante ( os bens e direitos que se transformam em dinheiro, como títulos e valores imobiliários, créditos fiscais e estoques) e Não circulante ( não vai virar dinheiro a curto prazo, como títulos a receber, créditos fiscais e  duplicatas).          E ainda com três sub grupos, os investimentos( o que tem a longo prazo), os imobilizados ( os bens que usa diariamente nas suas atividades, como prédios , veículos e máquinas) e os intangíveis ( marcas e patentes, softwares, direitos, tudo aquilo que não tem existência material).

Passivo também se divide em Circulante e não circulante.  Circulante são as dívidas a curto prazo, como salários e encargos sociais. Todas as obrigações a curto prazo. Todas as contas que representam bens e direitos que se converterão em dinheiro no prazo de um ano, vigência média do balanço.  Não circulante é basicamente o resto dessas dívidas, que vencem num longo prazo, as contas e bens  que se se transformarão em dinheiro após um ano

Patrimônio Líquido é o resultado do que ela possui após o cumprimento de suas obrigações, é a sobra dos recursos após o pagamento de suas dívidas. São a reserva de capital, o capital social dos sócios.  O capital social são todos os valores que os sócios injetaram na empresa, oficialmente incorporado ao capital dela. A reserva do capital  são os valores recebidos que não foram usados, não entraram na parte de receitas. Todo valor investido que não veio do lucro da empresa.

Existe também o ajuste da avaliação patrimonial, que pode ser classificado como uma correção de valores em relação ao valor justo, quando ocorre uma desvalorização ou alguma mudança no seu ativo fora do prazo vigente ao atual balanço. A reserva de lucro são os valores dos lucros obtidos pela empresa que ficam guardados para uma finalidade específica, podendo ser usado em um investimento futuro.  São vários tipos de reservas. Isso mostra que a empresa tem bons resultados nas suas ações, conseguindo manter esse poder de investimento tão difícil no atual cenário.

Dentro deste patrimônio líquido, temos as ações em tesouraria, que é quando a empresa compra as suas próprias ações( no caso de uma sociedade limitada, são as quotas ). Podem ser usadas em diferentes situações de resgate, como amortização de dívidas. Qualquer resultado desses resgates, ocasionando lucro ou prejuízo, será atribuído à reserva de lucro. Temos também o prejuízo acumulado, que são as correções monetárias e  alterações ocorridas nos exercícios anteriores .

 É primordial que as atividades de uma empresa sejam apresentadas com total lisura, um balanço positivo ratifica uma ótima gestão da companhia. Com Gestores qualificados, idôneos e comprometidos no desenvolvimento contínuo da empresa, a tendência é que essa empresa tenha um potencial de crescimento ainda maior .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com