TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brand Equity

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

A marca é um recurso competitivo essencial, que tem estado no centro da publicidade e das vendas, como fator de sucesso das empresas no mercado. A marca é um fator crítico de sucesso para as organizações, não só para empresas comerciais e profissionais, como também para instituições de qualquer natureza, sejam elesfilantrópicos partidospolíticos, entidades, entre outras. As marcas também são ativas financeiras e estratégicas das organizações. Uma marca, segundo Kotler e Gertner, pode ser considerada uma das principais ferramentas do profissional de marketing para criar a diferenciação entre produtos oferecidos no mercado, alavancando seu produto ou destruindo seu lançamento, uma vez que as características destes costumam ser facilmente copiadas ou difíceis de serem comparadas pelo consumidor. As marcas ocupam hoje uma posição singular no comércio, pois podem ser compradas e vendidas, franqueadas e alugadas. São também protegidas nacional e internacionalmente, disputadas por empresas que surgem de vários pontos do planeta e apresentam suas marcas como cartão de visitas.

  1. O QUE É MARCA

Marca união de atributos tangíveis e intangíveis, é a transparência de uma ideia posta em pratica para dar inicio a um projeto simbolizado em um logotipo. Marca é a identidade do produto, influência e geram valor para seus consumidores, envolve muita pesquisa, experiência em design e estratégia, formulação e diretrizes de aplicação.

“Segundo Philip Kotler, marca é: “Nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes”.

  1. COMO SE CONSTROI UMA MARCA

Para construção de uma marca o simples fato de possuir um logotipo não significa que se possua uma marca, pois é preciso compreendê-la como algo muito mais amplo que os aspectos de comunicação. Marca é uma essência, um conceito que é representado por cores, símbolos, nome, emoções e experiências que são levadas ao mercado através de produtos ou serviços que pode conter ou não o símbolo, o logotipo, o slogan e uma possibilidade de combinação de cores. Marca vai além da sua própria representação gráfica (logomarca). O símbolo é um dos elementos de identidade visual que pode fazer parte de uma logomarca.

  1. O PAPEL DA MARCAS

As marcas identificam a origem ou o fabricante de um produto permitindo que seus consumidores consigam juntar seu produto com a marca escolhida. Seus consumidores identificam suas marcas por experiências anteriores, indicações no mercado, opiniões de outros consumidores. As marcas são identificadas pelo seu nível de satisfação para seus clientes, atingindo de forma positiva ou negativa seu consumo. Fidelização da marca é transmitida pelo papel que ela impõe no seu publico alvo, ela sua qualidade e satisfação de seus clientes, assim definindo valor pelos próprios produtos. Consolidando uma referencia na mente de sues consumidores mesmo com novos entrantes a preferencia das marcas que já fazem parte do dia-a-dia do consumidor tende a ser preferencia na escolha do produto final.

Para empresa sua marca é um ponto muito forte, através dela que a empresa pode ser comercializada, divulgada, consumida. Algumas variações no mercado fizeram com que grandes forças (Marca) optassem pela fusão e aquisições das mesmas para dobrar sua força e atingir um publico maior, fortalecendo ainda mais sua marca e poder sobre o mercado.

  1. A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

 A importância do setor de serviços para a economia e sua participação vital no sucesso de um produto. Tudo o que é produzido e comercializado existe um serviço agregado, seja em seu processo de fabricação ou na sua comercialização. A aquisição da matéria-prima, o transporte de uma mercadoria, o atendimento no ponto de venda, a assistência, em torno de um produto existe um conjunto de serviços adequados à sua realidade e necessidade. Através do seu atendimento tanto de um produto como serviço as marcas são avaliadas pelos consumidores, direcionando assim suas preferências, atendimentos diferenciados no mercado fazem a diferença para os seus consumidores. Consumidores não querem ser apenas o meio de lucrar a marca, mas sim querem ser bem atendidos e dispor de um serviço diferenciado , a comercialização de um produto começa do atendimento ate seu destino final que seria a casa de seus consumidores , cliente bem atendido e satisfeito com serviço mantem-se presente e fiel a marca escolhida .

  1. BRAND EQUITY

Brand Equity é um “valor” que influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca, assim como nos preços, na parcela de mercado e na lucratividade proporcionada pela marca à empresa, Isto se torna possível, coletando, organizando, e avaliando o feedback oriundo do mercado e dos clientes somado às estratégias de precificação, posicionamento e lucratividade que a marca trás para a empresa, em outra palavras é o brilho nos olhos dos consumidores quando vão comprar algo pela marca , pelo valor que ela agrega em seus publico, por exemplo, uma camiseta lisa sem estampa hoje em media R$20,00, agora a mesma camiseta com o símbolo da Nike já muda o preço para R$80,00, essa é a diferença o Brand Equity , como muitas vezes vamos fazer alguma compra e nos deparamos com duas peças muito parecidas em lojas diferentes , nos assimilamos a idéia mas pelo conhecimento da marca sempre achamos que a de marca ou pelo preço mais caro é a melhor ou esta na moda , mas sim esse é o brilho nos olhos do consumidor .Talvez algumas empresas não sabem investir em seu marketing ou investiram de forma negativa causando um commodity em seus clientes sem valor pelo produto.

Uma marca forte proporciona para seus clientes algumas vantagens em cima das concorrentes como, melhor percepção do desempenho do produto, maior fidelidade, maiores margens, mais indicações entre clientes.

Quatro tipos de modelos conseguem analisar seu publico:

  • Diferenciação: que mede o grau em que uma marca é vista como diferente dos outros;
  • Relevância: que mede a amplitude do apelo da marca;
  • Estima: que mede quanto a marca é conceituada e respeitada; e
  • Conhecimento: que mede quanto os consumidores se sentem familiarizados e íntimos a marca.

Juntas a diferenciação e a relevância determina a força da marca. Já estima e conhecimento formam a reputação da marca.

Algumas das marcas mais fortes do mundo possuem características em comum:

  • A marca se destaca por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam;
  • A marca se mantém relevante;
  • A estratégia de determinação de preço se baseia nas percepções de valor por parte dos clientes;
  • A marca é devidamente posicionada;
  • A marca é coerente;
  • A marca utiliza e coordena um repertório completo de atividades de marketing para construir um brand equity;
  • Os gerentes de marca compreendem o que a marca significa para os consumidores; e
  • A empresa monitora fontes de brand equity.

  1. A DECISÃO DA CRIAÇÃO DA MARCA

 A elaboração da marca é algo de extrema importância e deve ser constituída dos seguintes aspectos: nome da marca, logos, símbolos, caracteres, representantes, slogans, jingles, embalagens e sinais. No processo de criação da marca, o nome deve ser algo fácil de ser lembrado, informativo e ainda com nomes sugestivos, que faça uma fácil associação entre a marca e o produto, para assim transmitir a sua essência, deve elaborar a marca sem nenhuma associação com as demais do mercado, para que a sua se torne única, diferente e que não haja confusão na hora da escolha pelo consumidor. Já a logomarca é um item que irá representar a marca, ou seja, a porta de entrada ao produto, portanto, deve logo ser associada a marca, fazendo-a lembrar sempre o negocio, o ramo, com cores fortes, tornando assim o produto único e com a imagem visual da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com