TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brand Equity da Apple

Por:   •  6/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 10

SOCIEDADE CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

                

O QUE FAZ O BRAND EQUITY DA APPLE SER TÃO ALTO

 

                   

                   

        Henrique de Oliveira Leite

                                Itapeva – São Paulo – Brasil

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

O QUE FAZ O BRAND EQUITY DA APPLE SER TÃO ALTO

Henrique de Oliveira Leite

Orientador: Ana Carolina Rodrigues de Oliveira

                                                                     

                                        

“Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia científica da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva como requisito parcial de avaliação”.

Junho / 2016

Itapeva - SP


INTRODUÇÃO

Já houve tempos em que a marca era apenas um nome, a identificação do produto ou serviço. Um logotipo, um símbolo. Com a chegada do Marketing na Era Industrial, a marca passou a ser também uma imagem que deve ser construída na mente das pessoas (ARAÚJO, MOURA, 2013).

Em um contexto global, podemos identificar milhares de milhões de marcas diferentes, nos mais diversos segmentos. Seja com um nome, uma expressão, um logotipo, um jingle, uma embalagem ou até mesmo um símbolo característico, a marca identifica uma organização, fabricante ou produto para o público em geral. (ARAÚJO, MOURA, 2013).

Brand Equity é um termo que vem ganhando popularidade recentemente. É muito utilizado na área de marketing e refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca. Do inglês, “brand” significa marca. Brand Equity vem sendo frequentemente traduzido como “Equidade da Marca”. (FIGUEIRA, 2013).

Pensando nisso o presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: O que faz o Brand Equity da empresa Apple ser tão alto?

Hipóteses:

  1. A empresa investe muito em marketing.
  2. As pessoas sabem que são produtos de boa qualidade então investem nos equipamentos, mesmo tendo o maior preço do mercado.
  3. É uma empresa que está sempre buscando a evolução de seus equipamentos.
  4. A marca produz equipamentos levando em conta o desejo dos consumidores.


JUSTIFICATIVA  

A temática é importante pois pretende expor o que faz a marca Apple ter um Brand Equity tão alto. Busca contribuir mostrando quais as causas que levam a preferência por produtos e serviços dessa marca.


OBJETIVO GERAL:  

O trabalho tem como objetivo geral mostrar como a Apple atingiu seu posto de empresa mais valiosa do mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  

Conceitualizar Brand Equity, explicar sobre a empresa Apple e investigar sobre a atual perspectiva do Brand Equity na Apple.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

BRAND EQUITY

Embora existam várias visões diferentes do conceito de brand equity, a maioria dos analistas concorda que a sua definição deva ser feita em termos dos efeitos de marketing que são atribuíveis exclusivamente a uma marca. Isto é, brand equity está relacionado ao fato de se obter com uma marca resultados diferentes daqueles que se obteriam se o mesmo produto ou serviço não fosse identificado por aquela marca (PALAIO, 2011).

A American Marketing Association define marca, ou brand, como um nome, sinal, termo, símbolo ou design, ou uma associação de vários desses elementos, com o intuito de diferenciar um produto ou serviço de seus concorrentes. (FIGUEIRA, 2013).

Sampaio (2002) conceitua brand equity para o consumidor, é o quanto ele se dispõe a pagar a mais devido à síntese da experiência positiva de valor que a marca lhe assegura.

Por exemplo, considere uma camiseta lisa e sem nenhuma marca visível. Qual o valor desse produto no mercado? Talvez dez reais? E se essa mesma camiseta tivesse uma etiqueta ou logotipo visível, de uma marca poderosa e valiosa como a Armani ou Nike, por exemplo? Talvez, cem reais? Em termos simples, essa diferença, é o que o marketing considera como Brand Equity. Ou seja, a adição de valor por meio da “força” da marca. (FIGUEIRA, 2013).

Para se calcular o brand equity, é necessário considerar a participação que o nome da marca tem no mercado.  O valor da marca baseado no consumidor é positivo, quando o consumidor está familiarizado com ela e sustenta, na memória, alguma associação favorável e única dessa marca; a resposta favorável, por sua vez, aumenta a receita, reduz os custos e aumenta os lucros. O valor da marca baseia-se em dois componentes: força da marca e valorização (ARAÚJO, MOURA, 2013).

Portanto, brand equity baseado no cliente ocorre quando o consumidor tem alto grau de lembrança da marca e de familiaridade com ela e retêm, na memória, algumas associações fortes, favoráveis e exclusivas. (KELLER; MACHADO, 2005).

A aproximação da marca com o consumidor só se concretiza quando este já formou uma imagem favorável da marca. Essa imagem favorável é justamente o valor de marca ou brand equity. “O brand equity é o valor agregado atribuído a produtos e serviços [...] é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa” (KOTLER, KELLER, 2006, p. 270).

Keller e Machado (2006) dizem que uma marca tem brand equity positivo quando os consumidores reagem mais favoravelmente a um produto quando sua marca é identificada do que quando não é.

É preciso haver um monitoramento do brand equity de uma empresa, uma constante avaliação se o seu valor está sendo construído de forma positiva. Dessa preocupação, surgem duas abordagens, a direta e a indireta. (ARAÚJO, MOURA, 2013).

A abordagem indireta, a marca gerencia possíveis situações nas quais o valor da marca é construído de maneira correta. Isso serve para projetar ações direcionadas que visam o fortalecimento do valor da marca; (ARAÚJO, MOURA, 2013).

A abordagem direta, segundo Kotler e Keller (2006) avalia o impacto real do conhecimento da marca na resposta do consumidor aos diferentes aspectos do marketing. Nesse caso, a marca realiza uma avaliação do feedback final do consumidor, sabendo assim se o resultado é positivo ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (304.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com