TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASE DNA DANONE

Por:   •  19/10/2018  •  Resenha  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  2.904 Visualizações

Página 1 de 5

A)A Danone era uma empresa já de potência mercadologica em seu nixo de atuação, porém via outras empresas concorrêntes com fatias mais significativas e promissoras do mercado nacional. Após a alguns anos de resultados negativos no cenário brasileiro, ela teve o ímpeto de analisar o que estava estagnando a organização e o que poderia ser feito para uma mudança drastica dessa situação. A Danone apareceu uma meta ousada e agressiva, ela fixou o objetivo de dobrar o seu tamanho no mercado. Porém como concretizar uma meta tão agressiva? Ela resolveu investir suas forças em uma mudança bem intensa de estratégia e cultura da organização, idealizando assim o “DNA Danone”.

O DNA Danone foi literalmente a implementação de novos valores na empresa e em seus colaboradores, com focos mais agressivos e determinados em resultados e em perfil profissional dos profissionais relacionados, sempre atrelando aplicações de feedback e avaliação de desempenho, bucando bonificar os melhores funcionários e mapear onde é necessário programas de desenvolvimento.

Puemos ver que esse caso foi diretamente em dois pilares da Administração (Estratégia organizacional e Gestão de pessoas).

B)O Ambiente que a Danone era e ainda é inserido é de grande competição, tido que empresas regionais dominam boa parte do mercado das empresas de nivel nacional, que por sua vez são muito fortes na concorrência. O ambiente interno estava, ao entender do estudo de caso, sem foco ou ambição, precisando de algo para uma reviravolta nos objetivos da empresa. A estrategia da empresa era tradicional, sem sofrer atualizações efetivas, mostrando anos negativos no desempenho da organização.

Pontos fortes: Empresa referência do mercado durante muitos anos, tamanho, participação no mercado, qualidade.

Pontos Fracos: Estagnação no mercado, dificuldade de disputa de mercado, baixa margem de lucro.

Oportunidade: Mercado de alto consumo, nome da marca, possibilidade de desenvolvimento de uma nova estratégia, possibilidade de inovações de produtos.

Ameaças: Concorrência nacional e local, aceitação do público a novos produtos, tradicionalismo.

C)O novo modelo de gestão implantado pela Danone tem como foco uma cultura muito bem formada, agressiva e necessáriamente adotada por todos os funcionários. Para que isso ocorresse ela teve como objetivo a estruturação de uma nova missão, visão e valores que demonstrasse a ideia do “DNA Danone” de uma maneira bem direta e assertiva para a validação desses novos ideais e comportamento. O RH foi uma das ferramentas mais importantes para a realização vitóriosa desse projeto, já que ele foi o responsável por criar as formas de implementação dessa mudança de cultura empresarial. Vemos no estudo de caso que os grandes pontos que geraram o sucesso desse novo modelo de gestão foram aspectos de controle da área de gestão de pessoas (RH), como a avaliação de desempenho bem estruturada e com fins bens estruturados, remuneração e bonificação de acordo com rendimento e desempenho dos colaboradores, mapeamento das partes que necessitam desenvolvimento apartir dos resultados das avaliações de desempanho e feedback da gerência, o traçado de obejtivos pareados em todas as áreas e departamentos e a comunicação em um nível macro, contruindo assim uma visão sistemica em todos os funcionários.

D) O comitê de direção da Danone visando alinhar seus colaboradores rumo a uma mesma direção, aumentar sua margem de lucro e sua participação de mercado, criou o DNA Danone. Composto por quatro genes, liderança (fazer acontecer, nunca se contentando em atingir menos do que as metas), inovação (procurar pensar diferente para trazer algo novo que gere ainda mais resultados), ambição (sempre ir além do que foi estipulado – buscar mais, continuamente ter sede de ir ao limite e descobrir que não há limite) e excelência na execução (pretende que qualquer tarefa seja bem feita, na primeira vez e constantemente). Esse conjunto de características busca nortear todos os colaboradores da companhia para fazer com que os resultados almejados sejam conquistados e com que, a cada conquista, um novo e ainda mais ambicioso desafio seja estabelecido. A área de RH contribui ativamente para a estratégia da empresa, desde a elaboração de seu planejamento, com a participação da diretoria de RH no comitê de direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com