TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES

Por:   •  8/6/2022  •  Abstract  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES

 

 

 

 

 

 

VICTOR MATHEUS TAVARES DA SILVA - 202070072

 

 

 

 

 

TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

JABOATÃO DOS GUARARAPES

2021

 

TEORIA BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertação

 

 

 

 

 

 

 

Entrega do trabalho teoria burocrática da administração como requisito de  Nota, referente  à N1 e N2. Da disciplina de Fundamentos da administração, do curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário dos Guararapes, sob orientação do Prof.ª Ivo Rêgo.

 

 

 

 

 

 

 

JABOATÃO DOS GUARARAPES

2021 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

EVOLUÇÃO DA TEORIA BUROCRÁTICA        4

TEORIA E MAX WEBER        4

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA BUROCRÁTICA        5

PODER, PERSUASÃO E AUTORIDADE POR WEBER.        5

TIPOS DE AUTORIDADE POR WEBER.        6

CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        6

INTRODUÇÃO

Segundo Silva, burocracia é o trabalho baseado em papéis e documentos movimentados em sequência contínua entre várias unidades componentes da estrutura organizacional, ou seja, é um conjunto de normas, regras e procedimentos. Ademais, a burocracia não é ruim se usada corretamente a fim de obter eficiência e produtividade

EVOLUÇÃO DA TEORIA BUROCRÁTICA

Pode-se dizer que a Teoria burocrática teve fortes influências da administração pública, esta que surgiu 5.000 A.C na Suméria. A burocracia surge como alternativa a três últimas, são elas: Teoria da administração científica e teoria clássica, que buscavam a forma mecânica, enquanto a teoria das relações humanas que defendia um romantismo exacerbado, o qual nesta época considerava-se inalcançável.

TEORIA E MAX WEBER

Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Foi professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Definimos a teoria da burocracia como conceito ‘’póstumo’’, porque ela foi desenvolvida no início do século XX, só que seus efeitos só foram analisados e disseminados a partir de 1940.A procura por teorias cresceram, à medida que as organizações se desenvolviam.

CARACTERÍSTICAS DA TEORIA BUROCRÁTICA

1)Caráter legal das normas e regulamentos: São documentos, normas pré-definidas de como deve funcionar a empresa, nela é permitido a coerção como forma de disciplina

2)Formalidades nas comunicações: ações e decisões devem ser escritas e registradas, não só isso, mas também criará um ambiente com uma comunicação unificada gerando uma rotina na organização, sendo assim haverá comprovação de todos.

3)Divisão do trabalho: desmembrar as tarefas em partes menores garante a especialidade, pois a execução é mais rápida, assim contribuindo com a eficiência. E nesta característica contém a hierarquia dos funcionários; deve, pois, haver autoridade.

4)Impessoalidade: Regras e procedimentos igualmente para todos, todos são avaliados pela mesma regra, portanto nenhum superior deve fazer considerações pessoais ou emocionais.

5)meritocracia: Toda seleção é feita com base na qualificação técnica, promoções por desempenho e capacitação -concursos, testes, títulos- a fim de que todos sejam tratados iguais sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (222.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com