TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MEDIANTE O MARKETING DAS REDES SOCIAIS

Por:   •  6/9/2015  •  Monografia  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA METODOLOGIA DE PESQUISA

HUMBERTO OLIVEIRA DE SOUSA JUNIOR

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MEDIANTE O MARKETING DAS REDES SOCIAIS

QUIXADÁ

2015

HUMBERTO OLIVEIRA DE SOUSA JUNIOR

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MEDIANTE O MARKETING DAS REDES SOCIAIS

Monografia apresentada à Universidade Federal do Ceará, como requisito de aprovação parcial do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Prof. Josimar Sousa Costa

QUIXADÁ

2015

1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento e avanço das tecnologias (equipamentos, Wifi e redes 3G/4G), muitas pessoas ficam praticamente 24 horas conectadas nas redes sociais, seja no celular, tablete ou computador. Portanto essas pessoas possuem uma vida virtual, onde se conecta com os seus amigos e colegas se interagindo um com os outros.

Grandes empresas perceberam isso e passaram investir pesado nas redes sociais, utilizando a mesma como ferramenta de promoção da marca, divulgação de produtos ou serviços. Já outras empresas vão além, utilizam este meio como um canal de relacionamento ao cliente, conhecido como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária. Entende o comportamento desses usuários ao ver e interagir com o marketing nas mídias sociais é relevante para as empresas e é um tema atual e novo para a literatura acadêmica.

Para o pesquisador, na elaboração desta monografia, o interesse em estudar o tema do marketing nas redes sociais surgiu durante o curso de Administração da UFC, 2014, com a disciplina de marketing, que enfatiza o comportamento do consumidor em alinhamento com o marketing. Alinhada a esta abordagem, ganha relevância o estudo das atitudes tomadas pelos clientes que entram em contato com algum tipo de propaganda ou anuncio das empresas que utilizam principalmente as redes social.

Tendo em vista o questionamento levantado e as hipóteses formuladas, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o comportamento dos consumidores que utilizam as redes sociais. Para a consecução deste objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

a) Descrever o comportamento do consumidor quando uma empresa utiliza as redes sociais como um meio de propaganda.

b) Identificar as vantagens e desvantagens das redes sociais como uma ferramenta de marketing de relacionamento.

Em termos de metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa em relação a abordagem do problema. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica e de campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com