TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO SOCIAL E AMBIENTAL

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 DESENVOLVIMENTO        01

1.1 COMPORTAMENTO SOCIAL E AMBIENTAL        01

1.1.1 TECNOLOGIA VERDE        01

1.2GESTÃO DE PESSOAS        03

1.3 ANALISE DE CONFLITO        04

1.3.1 DEFESA DO MEIO AMBIENTE        04

 CONCLUSÃO        05



  1. DESENVOLVIMENTO
  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

        Movimentos sociais é uma estrutura formada de uma necessidade para representar um grupo de interesses e reivindicar direitos pertinente a sociedade. Segundo Benedita de Fátima Delbono: “movimentos sociais é considerado uma expressão técnica que tem como definição ação coletiva social ou de organizações sociais para defender e promover interesses para conservar, preservar ou transformar uma ordem estabelecida numa sociedade determinada (responsabilidade social e ambiental, 2016, p 54)” neste mesmo sentido arremeta Biruel: “os movimentos sociais, na prática, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico específico. O conflito de classe e os acordos políticos são, consequentemente, canais dos movimentos para atingir seus fins (Biruel, 2016).” Os movimentos sociais podem serem formais ou informais desde de que tenham representatividade popular. A empresa deverá abrir um canal de diálogo com as comunidades atingidas pelo empreendimento, tanto para repasse de informações quanto para recebimento das demandas das comunidades envolvidas. A empresa através da contratação de um órgão ou um instituto especializado para fazer uma pesquisa para o levantamentos de informações para resgatar a história daquele povo e construir um museu para preservar e conservar a história da região atingida, e a realocação das comunidades atingidas pelo alagamento provocado pela represa, para outras áreas produtivas, e através de estudos minimizar o impacto da repressão da água na reprodução dos peixes, a chamada piracema, fazendo projetos de piscicultura e trazendo alternativas econômicas para as comunidades atingidas pela barragem e assim evitando o êxodo rural.

  1. As tecnologias podem ou devem serem utilizadas como ferramentas de gestão ambiental que servem para o monitoramento via satélite de eventos da natureza, no controle da emissão do gás para a diminuição do efeito estufa. A tecnologia verde é a aplicação das tecnologias e todas as ciências para a proteção, preservação e conservação do meio ambiente a fim de mitigar os impactos negativos promovidos pelo homem no meio ambiente. A tecnologia verde é uma nova frente de desenvolvimento sustentável ou desenvolvimento limpo trazendo forças à gestão ambiental. Esse tema de gestão ambiental e a utilização de tecnologias como ferramentas de gestão ambiental se relacionam diretamente com a questão da usina hidrelétrica Foz do Riacho Doce, pois, é através das tecnologias que se pode averiguar e monitorar as dimensões dos impactos causados pelo empreendimento da empresa no meio ambiente, como o monitoramento de espécies raras de peixes, as espécies de madeiras para o reflorestamento entre outra coisas, pois a tecnologia verde representa uma aliança com o meio ambiente pelo diagnóstico e monitoramento que essa ferramenta é capaz de proporcionar.

Discordo Totalmente

Discordo

Concordo

Concordo Totalmente

LIDERANÇA

O meu líder sempre está procurando me ensinar o jeito mais pratico de fazer as coisas.

Meu líder sempre esta aberto a novas ideias.

Meu líder sempre esta cobrando resultados.

O meu líder sempre procura interagir com os funcionários.

RECOMPENSA

Eu estou muito contente com a recompensa que recebo em relação ao meu desempenho.

Eu acredito que a melhor maneira de recompensa seja monetária.

A recompensa é um instrumento primordial para a motivação profissional.

A recompensa gera competitividade dentro da empresa.

RECONHECIMENTO

Eu gosto de receber elogios como forma de reconhecimento.

A melhor forma de reconhecer um profissional e através da promoção hierárquica.

Aqui o reconhecimento vem quando há um aumento salarial e não necessariamente uma promoção de cargo.

O reconhecimento do desempenho traves do destaque do funcionário do mês é importante.

ENGAJAMENTO

A empresa aonde trabalho todos nos ajudamos uns aos outros.

Na empresa sempre tem projetos para podermos trabalhar em equipe.

A empresa aonde trabalho não facilita o crescimento do funcionário.

Aqui temos a liberdade em dar ideias para elaboração de projetos.

  1. GESTÃO DE PESSOAS
  1. ANALISE DE CONFLITO DIREITO EMPRESARIAL

A foz do riacho doce é uma empresa que traz muitos benéficos, como a produção de energia, criação de empregos, porém também gerou muitos problemas ambientais, como a diminuição da fauna marinha e alagamento na região em que foi construída a usina, e para a população que morava nessas áreas que foram alagadas e acabaram por perder suas casas e suas rendas.

De acordo com (vide inciso VI, art170 – Defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seu processo de elaboração e prestação.) a usina hidrelétrica foz do riacho doce esta cumprindo o seu papel em cuidar e tentar amenizar os impactos ambientais que causou na região fazendo investimentos e parcerias com instituições para preservação ambiental, porem ainda não cumpriu o seu dever de indenizar ou entrar em um acordo com as famílias que perderam as suas terras e as suas casas por causa do alagamento que a usina hidrelétrica causou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (755.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com