TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA O PROCESSO DE AUDITORIA NA EMPRESA REFRINOR

Por:   •  21/9/2016  •  Tese  •  5.627 Palavras (23 Páginas)  •  2.241 Visualizações

Página 1 de 23

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA O PROCESSO DE AUDITORIA NA EMPRESA REFRINOR

ALUNO:         SERGIO DE CARVALHO SANTOS

ORIENTADOR:  RICARDO DAHER

RESUMO

Este trabalho apresenta as principais ferramentas que o controle interno possui para contribuir com a veracidade das informações para as organizações. Através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo no caso feito em na Empresa Refrinor. Ressalta as principais contribuições do controle interno na função preventiva, irregularidades, fraudes, desfalques, desperdícios, enfim tudo que vier a gerar prejuízos à empresa. Através do referencial teórico foram abordados a importância do sistema de controles, objetivos, relação entre controle Interno e auditoria interna, conceito de auditoria, objetivos da auditoria interna e avaliação dos controles internos pelos auditores. Conclui-se que o controle interno é uma ferramenta que, entre suas várias funções, destaca-se a de proteger os ativos da empresa e salvaguardar seus interesses.

Palavras-chave: Controle interno. Auditoria. Empresa Refrinor.

ABSTRACT

This paper presents the main tools that the internal control has to contribute to the accuracy of information for organizations. Through a bibliographical research and study if done in the Company Refrinor. Highlights the main contributions of the internal control on the preventive function, irregularities, fraud, embezzlement, waste, everything that may cause losses to the company. Through the theoretical framework we were discussed the importance of the control system, objectives, relationship between internal control and internal audit, audit concept, audit objectives and evaluation of internal controls by auditors. It follows that internal control is a tool that, among its various functions, there is to protect the company's assets and safeguard their interests.

Keywords: Internal control. Audit. Company Refrinor.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vem ocorrendo no mundo mudanças na economia, na política, no social e cultural, e os empreendedores precisam tomar uma nova postura em relação aos negócios de suas empresas. Pois, a um grande número de empresas não sobrevive ao primeiro ano de existência, tendo uma serie de fatores que levam a essa situação, podendo atribuir também, a falta de controle interno. Deficiências nos controles internos são encontradas praticamente em todas as empresas e em todos os seus segmentos. O controle interno consiste-se de técnicas que servem como um suporte de apoio às decisões gerenciais, pois os problemas de controle são encontrados em vários setores da empresa. Possuir um excelente sistema de controle interno é fundamental para diminuir a possibilidade de que práticas fraudulentas ocorram na gestão.

Considerando-se a relevância do tema abordado por este trabalho, o presente artigo tem como problema de pesquisa “Como o controle interno é utilizado para embasar os processos de auditoria?” Tal questionamento há de requerer tanto, uma revisão bibliográfica quanto, a utilização de mecanismos de observação ou coleta de informações capazes de permitirem que a temática investigada atinja o objetivo geral da pesquisa que é verificar de que forma a utilização do Controle Interno contribui na orientação do processo da Auditoria, bem como, os objetivos secundários que são: conceituar controle interno identificando sua função no processo da Auditoria; descrever a estrutura teórica sobre controle interno; e averiguar a importância do Controle Interno como ferramenta a ser empregada pela empresa Refrinor a fim de orientar quanto a possíveis erros.

Neste artigo, discorrermos, também, sobre a empresa como um conjunto de processos; a função do controle interno nas organizações e o processo de auditoria. A metodologia do trabalho é sobre o caso da Empresa Refrinor, onde será feito um resgate histórico da mesma, relatando: sua missa; sua visão; seus valores; a política da empresa; e setor econômico que está ligado, por fim, a análise do estudo de caso da empresa.

2 REVISÃO TEÓRICA

Para que o presente artigo atinja seus propósitos, é necessário que se faça uma contextualização acerca das teorias e artigos existentes cujo proposito será o de dar consistência técnica-cientifica a este trabalho.

Neste sentido, é requerido uma abordagem aos seguintes temas: Controle interno: conceitos, objetivos, classificação; Auditoria: conceitos e riscos; A importância do controle interno para a Auditoria que, entende-se, ser o caminho para a analise do problema suscitado neste artigo.

O objeto deste Subtítulo é a contextualização do tema proposto pelo mesmo. A construção do texto deverá permitir ao leitor uma compreensão acerca da temática deste item.

2.1 Controle Interno: conceitos, objetivos e classificação

O controle interno refere-se a todos os aspectos das operações de uma empresa e está diretamente relacionado com as funções do processo administrativo: planejamento, organização e direção e de acordo com Pereira (PEREIRA, 2015, p.3) “Controle, genericamente falando, é uma ação tomada com o propósito de certificar-se de que algo se cumpra de acordo com o que foi planejado.”. Representa um reflexo de todas as demais funções administrativas, propiciando a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial. É o conjunto de normas, rotinas e procedimentos, adotados pelas empresas.

O controle interno refere-se ao processo composto pelas regras de estrutura organizacional e pelo conjunto de políticas e procedimentos adotados por uma organização para a vigilância, fiscalização e verificação, que permite prever os acontecimentos que possam impactar no alcance de seus objetivos. É um processo organizacional de responsabilidade da própria gestão, feito com o intuito de garantir uma razoável margem de garantia de que os objetivos da organização sejam atingidos. (PEREIRA, 2015).

Para Almeida (1996, p 50), o Controle interno representa, “[...] em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (233.7 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com