TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COOPERATIVISMO E ATIVISMO

Por:   •  11/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: OLIVEIRA GOMES

Prof: Henrique Carlos Cooperativismo e Ativismo

Atividade.

Perante as leituras de textos e artigos que o professor passou em sala de aula. Suponha que você esteja querendo expandir os negócios, aumentando a produção de sua empresa. Infelizmente, você está encontrando dificuldades para conseguir um financiamento individual, junto a um banco.

Uma alternativa interessante para sanar esse problema é utilizar as cooperativas de crédito. Assim, será possível diminuir a burocracia do processo e obter os recursos financeiros necessários. O empreendedor contará com taxas de juros menores e, ainda, com a possibilidade de economizar na compra de insumos, pois se torna possível negociar uma quantidade maior de itens, devido à participação de todos os cooperados.

A principal vantagem de se contar com uma cooperativa de crédito é que os cooperados são donos que podem participar das reuniões com voz ativa, fazendo valer suas ideias e opiniões. Contudo, existem outras vantagens do ponto de vista financeiro e pessoal.

As cooperativas oferecem taxas de juros mais baixas e, ainda, é possível encontrar algumas que não cobram pela realização de alguns serviços. Aquelas que cobram por esses serviços, aplicam preços inferiores aos praticados pelos bancos.

O atendimento também merece destaque, uma vez que o cooperado é visto como um dono e não um simples cliente. Além disso, ele realizará negócios em uma organização que devolverá juros e tarifas pagas a mais do que o devido, por conta do rateio das sobras.

Pode-se dizer que o pagamento poderá ser realizado por meio de dinheiro ou pela aquisição de mais cotas, dependendo da decisão da Assembleia.

Devemos lembrar que os clientes de bancos comerciais possuem seus investimentos e seu dinheiro garantido pelo FGC. Esse fundo tem por objetivo proteger os correntistas, investidores, poupadores e outros tipos de clientes de uma eventual quebra dos bancos.

É certo dizer que esse tipo de organização é uma alternativa interessante para o crescimento do mercado, principalmente pela possibilidade de desenvolvimento local e pela eliminação da burocracia de empréstimos, financiamentos e outros serviços. Esses são os principais pontos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com