TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Humano e Intelectual das Organizações da Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gestão de Pessoas II

O Capital humano e intelectual das organizações da Gestão do conhecimento e do capital Intelectual

Prof. Luís Carvalheira

Alunos: Joao Gustavo

Felipe Rocha

Recife,2018

Resumo

 A importância do conhecimento e o valor de uma organização

                 Na atualidade é o conhecimento o principal gerador de valor e de riqueza para as organizações e não tanto ao capital, a terra, os ativos físicos e nem mesmo as pessoas, caso elas não gerem conhecimento e inovações. Ou seja, as pessoas devem ter sido preparadas para monstra e utilizar conhecimento nos cargos ondem atuam.  Diferentemente da anterior sociedade industrial, os fatores mais importantes na sociedade do conhecimento são os talentos, a inteligência e o próprio conhecimento aplicados a solução de problemas apresentados pelas empresas.

Existe uma diferença entre o valor do mercado e dos ativos de uma organização. O ativo intangível tem relação com o valor de seus produtos e serviços, que por sua vez dependem da inovação, tecnologia e inteligência que nele estão presentes e manifesto ao mercado.

A tecnologia da informação, a comunicação e a mídia criaram novas ferramentas que ajudaram a construir a economia Global. Pois trouxeram benefícios intangíveis ao valor de uma empresa e ao seu goodwill.

Hoje, o importante diferencial e inovação e a motivação dos colaboradores e a satisfação dos clientes. O conhecimento e composto por um mix de valores, experiências, insights e informações existente em uma empresa.

O conhecimento deve permanecer acessível a todos que precisarem utiliza-lo, devem existir também um conhecimento não registrado formalmente, advindo da vivencia de certas, que precisam fazer uso do mesmo.

Existem também conhecimento não registrado formalmente, advindo da vivencia de certas pessoas com certos tipos de clientes, por exemplos, os quais somente se tornam manifesto quando existe uma tronca de opiniões entre o detentor do mesmo e pessoas interessadas em conhece-los. Uma organização que aprender está habilitada a criar, adquirir, interpretar, transformar e reter conhecimento, modificando sua ação adaptar –se a novos conhecimentos que irão surgir.

Os Valores tangíveis e os intangíveis

   Na sociedade da informação e do conhecimento, uma grande parte do valor de uma empresa está relacionada com recursos intangíveis.

Nesse passado, o recurso tem maior visibilidades: são tributáveis, aparecem mais claramente no balanço social e gerencial das organizações, não mudam muito seu valor com a passagem do tempo, servem com base de tronca em operações comercias.  Uma organização costuma ser maior do que sua dimensão patrimonial, justamente em função dos ativos intangíveis, principalmente nas empresas que dependem muito do capital intelectual e do conhecimento. A criatividade e a inovação significam conhecimento que se agrega a muitos produtos e serviços. Dificuldades em avaliar os ativos intangíveis: eles têm por base, principalmente, o conhecimento e a competência dos colaboradores; podem sofre flutuações de valor repentinas e não esperadas; ficam mais bem registados e claros quando o valor oferecido pelo mercado é comprado com valor dos ativos das empresas.  

                               “A inteligência e o novo tipo de ativo. Não se comporta como os outros tipos de ativos e nisso reside o paradoxo. Ao contrário dos outros bens, a inteligência não pode ser dada de presente e sempre será conservada, mesmo que compartilhada. Se a pessoa sair da empresa e for para outra, levara consigo a inteligência. ”

O Goodwill e o capital Intelectual

O goodwill corresponde a diferença entre o valor da empresa, em termos de geração dos lucros futuros e o valor contábil de seus ativos.

O capital intelectual e a soma de todos os conhecimentos acumulados por uma empresa, que dizem respeito a pessoas, metodologias, patentes, projetos e relacionamento. O capital intelectual surge em ambientes e ações que levam em consideração:

  - Respeito ao colaborador, traduzido na busca de sua participação nas informações, nas sugestões e no processo decisório;

- Oportunidade de conversão do conhecimento das pessoas em prol da obtenção dos objetivos da organização.

- Analise de criatividade e da pesquisa de desenvolvimento na inovação e na produção de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com