TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital Humano e Capital Intelectual

Por:   •  12/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

Capital Humano e Capital Intelectual.

Capital Intelectual define o conjunto de contribuições não materiais que na era que estamos vivendo, são considerados como os principais ativos das empresas do terceiro milênio. O capital humano se refere ao conhecimento explícito ou implícito, útil para a empresa, na qual possuem as pessoas que trabalham na organização, e sua capacidade de aprender. O Capital humano é a base para a geração de dois outros tipos de capital intelectual. Na prática, a gestão do conhecimento é uma ferramenta, como por exemplo: uma força de vendas composta por vinte vendedores, onde três estão vendendo acima dos objetivos, a gestão deve assegurar que estes três "transfiram" seus conhecimentos para o resto de seus colegas, de modo que o desempenho superior seja padronizado.

O capital intelectual como uma combinação de ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, traz benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento. Está claro que para garantir sua sobrevivência às organizações terão que passar por mudanças profundas, pois o recurso humano terá que pensar diferente e mais rápido, trabalhar mais rápido e com eficiência, pois é trabalhar de forma inteligente, interagir-se e saber realizar-se de maneira mais amigável possível com os colegas de trabalho. O conhecimento e a informação tornaram-se mais importante que máquinas e equipamentos e a estrutura da empresa, pois é com o conhecimento que novas tecnologias surgem, produtos diferenciados no mercado e mudanças acontecem no mercado globalizado.

O capital intelectual é a fonte essencial das vantagens competitivas a ser gerida de uma forma sistemática, porque o capital intelectual está presente cada vez mais relevante na formação de valor para as empresas, com a globalização, o mercado sente a necessidade de se tornar mais competitivo e com isso vê a necessidade de ser mais exigente, cobrando das empresas os melhores produtos e serviços. Toda empresa nasce com objetivo de gerar riquezas, com isso a organização investe constantemente no capital humano, pois é com esse capital que mudanças acontecem que novos produtos e serviços surgem, pois o objetivo do capital humano é a inovação. É ter pessoas talentosas que buscam o mesmo objetivo da organização, crescer.

Dentre os fatores citados, a competitividade organizacional depende da competência das pessoas que proporcionam o capital humano, pois as organizações estão sempre agregando novas pessoas para integrar seus quadros de funcionários, seja para substituição de funcionários que se desligaram da empresa ou para ampliar seu quadro de funcionários em épocas de crescimento ou de expansão.

 Capital Interno: São as pessoas que contratamos que sejam capazes de crescer a empresa e junto ela, uma boa administração, pessoas que tenha boas ideias em fazer sempre o melhor pela organização da empresa.

Capital Externo: É a relação com clientes e fornecedores, os concorrentes, a gestão da marca, a imagem e a reputação. Marcas e produtos de ótimas qualidades e que sejam bons para a empresa e sejam satisfatória aos seus clientes.

Capital Humano: Refere ao conhecimento explícito ou implícito. É útil para empresas que possuem colaboradores com alta capacidade de aprendizado, engloba todas as competências pessoais e coletivas, habilidades, atitudes e comportamentos, experiências, capacidade de criação e inovação, solução de problemas, desenvolvimento do aspecto profissional, cultura de compartilhamento e aprendizagem social e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com