TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capital humano e o capital intelectual

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

                            Sumário

Introdução        

Definição        

O capital humano e o capital intelectual        

A valorização do Capital Humano        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Introdução

Neste trabalho, abordaremos como o capital humano é um componente de suma importância dentro das organizações, e que, por mais que as empresas estejam cada vez mais informatizadas e automatizadas, eles devem criar um ambiente em que os colaboradores se sintam valorizados e motivados.

Definição

A complexidade do cenário econômico da última década tem provocado dificuldades financeiras nas organizações, como solução, a tecnologia substituiu os trabalhos manuais para ganho de produtividade e eficiência. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, o contexto do Big Data e do Machine Learning tem atribuído a computadores a capacidade de pensar e tomar decisões, e para os dois grandes revolucionários da nossa geração, o filantrópico Bill Gates e o astrônomo Stephen Hawking, esse poder dos computadores pode tornar os homens reféns da máquina nas próximas décadas. Embora a tecnologia seja uma verdade inevitável, não podemos esquecer que o principal mecanismo para esse organismo é o capital humano e seu potencial intelectual.

O capital humano e o capital intelectual

Segundo Carvalho e Souza (1999, p2) “O capital humano é a capacidade, conhecimento, habilidade, criatividade e experiências individuais dos empregados e gerente transformado em produtos e serviços que são o motivo pelo qual os clientes procuram a empresa e não o concorrente”.

Para deixar evidente esse conceito vamos citar a definição do capital Intelectual. Segundo Moura, o capital intelectual são aqueles que não estão presentes nos balanços contábeis, como conhecimento, estratégia e patentes. O capital intelectual se subdivide em Capital do relacionamento ou capital do cliente, Capital Estrutural e Capital Humano. O capital de relacionamento é definido como a rede de relacionamentos de uma organização com seus clientes, fornecedores e parceiros, esse capital é que fará com que a empresa alcance os resultados. O Capital Estrutural representa o administrativo, rotinas, marcas, sistemas informatizados, patentes que permitem o funcionamento da organização. De acordo com essas definições, podemos dizer que o patrimonial e o capital humano estão ligados intimamente, e o sucesso de uma organização depende desse conjunto de pessoas trabalhando em prol de uma organização.

A valorização do Capital Humano

No século XXI é notória a valorização dos funcionários nas empresas. Eles perceberam que a capacidade de criação e evolução de seus colaboradores pode garantir vantagem competitiva, dessa forma, passaram a se preocupar mais com o bem estar dos colaboradores, não somente com a oferta de bons salários, mas também com salas de descontração com vídeo games, sinuca, tênis de mesas e snacks durante todo o expediente. Com isso, é possível exercitar a criatividade, trocar experiências com outras áreas sem ser em uma reunião formal o que inibe a criatividade e permite discussões mais amplas, programas de treinamentos, todo esse esforço voltado para reduzir a rotatividade e a formação de empreendedores. Um exemplo dessa nova visão das empresas é a ThinkPARALLAX que, além de estimular a viagem dos funcionários ela dá 1500USD para o funcionário poder viajar sem ser durante as férias, eles acreditam que uma viagem poder agregar conhecimento e experiências em seus projetos no cotidiano.

O começo da década de 90 foi o início da era informação, e com isso surgiu à necessidade da gestão do conhecimento. Esta gestão desenvolve sistemas e processos que visam adquirir e partilhar ativos intelectuais. O treinamento é um ponto fundamental em uma organização e na manutenção da gestão do conhecimento, não basta o desejo de uma organização implementar novas tecnologias e sistemas de gestão se não tiverem funcionários capacitados. Uma das iniciativas de capacitação de funcionários é a de Mentoring, onde colaboradores mais experientes ajudam no desenvolvimento dos funcionários menos experientes em determinados assuntos, todo ano é um novo ciclo assim temos um ciclo sem fim de conhecimento. Além do Mentoring, na manufatura é muito comum encontrarmos a empresas treinarem funcionários como auditores internos, dessa forma os funcionários mais capacitados entregam resultados melhores aumentando a vantagem competitiva e alcançando novos mercados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com