TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso ACME Na Administração

Por:   •  22/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que diferencia o HMTF das outras organizações gestoras de PE/VC?

A Hicks, Muse, Tate e Furst (HMTF), é uma gestora de fundos fundada em 1985, com o nome Hicks & Haas apenas, que cresceu consideravelmente até o ano 2000 devido à sua estratégia agressiva de captação de recursos. Utilizam a estratégia “buy-and-build” em seus investimentos que consiste na aquisição de uma empresa plenamente funcional e investimentos em projetos menores através da mesma. A HTMF atua em diversos setores, possuindo uma boa diversificação. Nessa linha agressiva de crescimento, a ela também possui interesse expandir seus negócios de forma internacional.

  1. Que tipo de estrutura legal a HMTF utiliza para fazer seus investimentos? Descreva e compare com o Brasil.

A HMTF serve como intermediária entre investidores e empresas que buscam capital. Em outras palavras, ela é uma gestora de fundo de capital comprometido que investe em outras empresas a fim de obter o retorno prometido/desejado para os investidores. Para isso, ela adquire participação total ou parcial de empresas. Essas podem ser desde capital fechado até de capital aberto. Como detalhado no case, a HMTF utiliza como estrutura legal a PIPE (Private Investments in Public Companies), que consiste em aquisição de ações de empresas que não estão registradas na SEC, por não quererem ou por não estarem habilitadas a estar. Esse tipo de investimento tem alguns benefícios como menor burocratização do processo e maior agilidade, sendo então uma forma de financiamento mais barato para as empresas que buscam recursos. No Brasil temos o FIP (Fundo de Investimento em Participações) regulado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, através da ICVM 391/2003. Esses investimentos são realizados através de debêntures, compra de ações, dentre outros títulos.

  1. Descreva a tese de investimentos da HMTF (foco setorial, estágio, modalidade, etc). Posicione a HMTF no ciclo da indústria de PE/VC.

Existem 4 principais etapas do ciclo de PE/VC:

1 – Fundraising (Captação de recursos);

2 – Deal flow (Origem e seleção do fluxo de oportunidades);

3 – Investment (Negociação e estruturaçao de investimentos;

4 – Exit (Desinvestimento, saída dos investimentos feitos);

Após a conclusão da 4 etapa, a gestora volta a repetir esse ciclo, quantas vezes achar necessário. No case, a HMTF está na etapa 1 – Fundraising. O fundo tem como target empresas de médio a grande porte já solidificadas no mercado, que possuem menor risco, e buscam realizar aumento do retorno dessas empresas através da melhoria de indicadores de eficiência. Ele realiza o buyout e após atingir o objetivo, realiza o desinvestimento. O fundo não tem perfil de investir em novas ideias/negócios.

  1. Descreva que garantias a HMTF está oferecendo para os investidores de seu novo fundo? Qual sua opinião e por quê você acha que a HMTF está fazendo tal oferta? Quais as implicações para a HMTF, investidores, empreendedores, etc?

A HMTF está oferecendo um retorno de 20% sobre o capital investido como garantia, caso ocorra o pior cenário, a liquidação de todos os títulos. Pessoalmente, me parece uma garantia bem ousada. Ela é real? Essa garantia é contratual, ou só de boca? Assumindo que seja real, e considerando a boa reputação da HMTF, me parece boa, bastaria analisar as outras oportunidades de investimento dos $40 milhões da ACME. Uma garantia apresentada dessa forma me soa como desespero, grande necessidade de angariar fundos. Considerando a garantia como verdadeira,  pode ser também uma grande confiança na sua própria expertise. Para os investidores, cabe o tempo ara o fundo conseguir atingir seu target de capital para operar, após isso, ainda ter a garantia para se realizar dentro de 5 anos. O empreendedores que buscarem capital através do fundo, terão uma oportunidade menos custosa do que teriam com um financiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com