TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Cimento

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso da empresa de cimento.

Alunas:

Érica Reis

Fernanda Mansur

Luciana Teodoro

Kelly Alves

1 – Dê exemplos de Fluxos de Materiais e Fluxos de informações que você consegue identificar no texto. Descreva-os.

2 – Quais são as atividades logísticas da cadeia de suprimentos que você percebe nesse caso? Descreva-as. Utilize o slide 12 como referência.

Percebe-se que, neste caso da empresa de cimento as atividades da cadeia de suprimento aparecem inicialmente nos vendedores/plantas/portos que são os três fornecedores da matéria prima que são: a escória e o cimento base. Uma outra atividade é o transporte feito pelos fornecedores da matéria prima, o cimento base para o armazém da empresa. Essa atividade costuma dar problema e atraso devido à falha no carregamento do produto e problemas com os caminhões e vias. No pátio da fábrica existem cinco silos, três para armazenar a matéria prima e dois para os produtos acabados; os ensacados e o granel. A fábrica depende da matéria primas para produzir, o que a deixa dependente de seus fornecedores e os atrasos interrompem a produção causando problemas nas entregas com a clientela.

3 – O texto descreve a importância do custo. Descreva para mim quais são as suas considerações sobre a situação da empresa e por que a gestão da cadeia de suprimentos é importante nessa situação.

A empresa está perdendo capacidade produtiva por falta de matérias-primas e insumo necessários à produção de cimento e ao tempo de produção, além de não diminuir os custos fixos. Com o atraso da produção, não são cumpridos os prazos de entrega e para que este prazo seja minimizado, horas extras são geradas para cumprir a programação desejada da gestão de suprimentos está diretamente ligada, nesta situação, pois tem que desenvolver ações para eliminar os erros na entrega da matéria-prima ou mitigar substancialmente esses problemas.

4 – Quais são as atividades primárias da Cadeia de Valor de Porter que você identifica no texto? Descreva para mim essas atividades em relação ao caso estudado.

As atividades primárias da Cadeia de Valor de Porter são: logística interna ou de entrada, operações, logística externa ou de saída, marketing e vendas e serviço.

Neste caso podemos identificar as seguintes:

Após a fabricação do cimento o produto é armazenado na fábrica ou segue direto para os clientes. Pode-se dizer que a fábrica é centralizada, com baixa utilização do centro de distribuição.

No fornecimento, temos a análise do custo da escória, pois em tese o fornecedor atual é o mais próximo da empresa, logo menos custo com transporte.

Outro ponto bem crítico é que o fornecedor de escória é concorrente direto da empresa. Portanto, não há grande interesse em fornecimento de excelência e isso torna mais difícil a negociação com os clientes, uma vez que possui atrasos de entrega e os clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com