TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Macroeconomia

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

MACROECONOMIA

ALUNO: RAFAEL AFONSO DA SILVA MOTTA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Macroeconomia do curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas de Araraquara,ministrado pelo professor Cesar Canato

Meu começo

Meu caminho estudantil se baseia em minha trajetória profissional, aos 13 anos recebi minha primeira oportunidade de emprego, auxiliar em um despachante aprendi muito a parte administrativa e burocrática dos processos relacionados à documentação veicular, foi uma experiência de muito aprendizado, pois foi nesse primeiro contato que tive a vontade de seguir nessa área da Administração de Empresas. Com o passar do tempo obtive várias outras experiências em muitas áreas de trabalho até ingressar no meio de desenvolvimento de Software o qual me interessou por completo me desligando totalmente da parte administrativa, ingressando no curso pago pela Microsoft de Desenvolvedor de Software nas Faculdades Logatti e por seqüência iniciando o curso de Sistemas de Informação na própria faculdade , mais com o passar do tempo notei que meu interesse era mais financeiro do que prazeroso e nessa situação em realizar o que realmente gostava desisti do 2° ano de Sistemas de Informação e entrando de vez na área Administrativa na qual atuo até a atualidade , sou empregado pela 4° vez na área de vendas e compras na cidade de Araraquara na qual sou residente , já morei em Santos por 15 anos porem nunca trabalhei na cidade, mais pretendo ainda voltar pois sou apaixonado pela cidade .

Conceito de Macroeconomia

Após analises e estudos sobre macroeconomia, entende-se que é a ciência que estuda a economia de forma agregada, através de variáveis globais como produção,rendimento e procura, o investimento , poupança, desemprego, taxas de juros , taxas de cambio e nível de preços. O nascimento da macroeconomia como ciência veio com a publicação da polemica “Teoria Geral do emprego , do juro e do dinheiro de autoria de John Keynes em 1936,desde então muitas tem sido as evoluções da macroeconomia mas as variáveis e instrumentos continuam sensíveis as mesmas seus objetivos principais, se baseando no estudo e comportamento dos sistemas econômicos por um reduzido numero de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, o investimento, o consumo e o nível geral dos preços. Seus princípios e objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de emprego na inflação reduzida e no comercio internacional vantajoso. Os principais objetivos da macroeconomia são de uma forma geral o produto, o emprego, e a estabilidade de preços.

Fonte: http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/macroeconomia.htm

Nosso mercado econômico

A economia nacional , como um todo observa as variáveis econômicas ( oferta, demanda, preços, etc. ), em termos agregados, ou seja , abrange todos agentes econômicos na escala de todo território nacional, portanto costuma-se falar nos agregados macroeconômicos, que são variáveis da Economia como produção, emprego e desemprego, nível dos preços e inflação, participação do governo na economia, exportação, importação, entrada e saída de capitais, taxa de câmbio, esses são os principais aspectos. O atual Governo vem dando continuidade as mudanças buscando dar eficiência e eficácia a constituição brasileira que já havia consagrado a nossa definição de estratégia por uma relação privilegiada com a América Latina. Caminhamos assim para uma política de Estado a favor da integração regional como fortalecimento para as decisões de exercer um papel forte entre o mercado e o estado brasileiro. O enfoque pode omitir fatores importantes, mais estabelece relações entre agregados e permite compreender algumas interações relevantes, pois se preocupa com aspectos em curto prazo como o desemprego, para que não afete o mercado econômico.

http://pt.slideshare.net/MelMorgann/manual-de-economia

Taxa de Câmbio

As operações de câmbio (compra e venda de divisas) podem realizar-se nos bancos e nas casas/agências de câmbio, que, regra geral, cotiza duas taxas de câmbio: uma para a compra e outro para a venda. Por exemplo: se quisermos comprar dólares, o preço a pagar à casa de câmbio é de 0,74 euros por cada dólar. No entanto, se quisermos vender euros, iremos receber 1,34 dólares por cada euro que entregarmos.

Pode-se mencionar duas taxas de câmbio: a taxa de câmbio real e a taxa de câmbio nominal.

O câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro.

O câmbio nominal, por sua vez, é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira. É a taxa de câmbio que é usada nos bancos e nas casas de câmbio.

O Banco Central de cada país pode optar por vários sistemas de taxas de câmbio. A taxa de câmbio fixa é determinada pelo Banco Central (a instituição decide o preço da moeda). Em contrapartida, a taxa de câmbio flutuante ou flexível permite que o preço seja determinado pela lei da oferta e da procura.

http://conceito.de/taxa-de-cambio

Politica Fiscal

A política orçamental ou política fiscal, é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com