TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia: Conceito, Análise Econômica, Financeira, E Indicadores.

Monografias: Microeconomia E Macroeconomia: Conceito, Análise Econômica, Financeira, E Indicadores.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  2.454 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUCAO

Macroeconomia

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão.

Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as consequências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.

As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídas da teoria Microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico.

A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor está fundamentada na teoria Microeconômica. As razões para depreciar ativos também derivam desta área da Economia, a análise marginal é o princípio básico que se aplica em Administração Financeira; a predominância desse princípio sugere que apenas se devem tomar decisões e adotar medidas quando as receitas marginais excederem os custos marginais.

Quando se verificar essa condição, é de se esperar que uma dada decisão ou ação resulte num aumento nos lucros da empresa. A importância da análise marginal na tomada de decisões financeiras se tornará evidente nos capítulos subsequentes, em resumo, é necessário possuir conhecimentos de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea.

A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias Microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes

A MICROECONOMIA.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A microeconomia como o próprio nome já sinaliza trata de assuntos menores relacionados ao comportamento individual das pessoas, famílias e das empresas, à produção de preços, de bens, serviços e fatores produtivos. Ela se preocupa as unidades individuais que constituem a economia de consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores em geral e produtores de bens e serviços particulares e como elas agem entre elas.

Já a macroeconomia é bem mais abrangente e global, relacionada às rendas nacionais dos Países, Estados ou Cidades, indicadores do PIB, nível de desemprego, inflação, consumos, poupanças e investimentos em geral. A macroeconomia dá uma visão mais clara de políticas do Governo. Lida também com o dinheiro em circulação e as suas reservas, as variações dos preços e salários e as importações e exportações.

Assim fica fácil a distinção entre elas, pois enquanto a macroeconomia trata de algo bem mais amplo, a microeconomia é mais interna direta, o próprio prefixo das palavras ajuda nesta compreensão. Considera-se, contudo que os dois termos em muitos casos se confundem e a microeconomia é à base da macroeconomia.

A economia e as variáveis macroeconômicas

A economia é a ciência social que estuda a produção, a distribuição e o consumo dos bens e serviços. Seus estudos são divididos em duas grandes áreas:

A microeconomia, que estuda os comportamentos individuais e as decisões das empresas e famílias;

A macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos comportamentos individuais, ou seja, é o estudo dos fenômenos que afetam toda a economia.

Apesar dos dois grandes campos estarem intimamente conectados, o objetivo é estudar as variáveis macroeconômicas e, consequentemente, as políticas econômicas adotadas pelas autoridades monetárias, foco da macroeconomia.

Para estudar o desempenho geral da economia e analisar as políticas de controle da variação de preços adotadas pelo Governo, é essencial entendermos o conceito das principais variáveis econômicas:

Produto Interno Bruto (PIB): representa o total da produção gerada em um país, Independentemente da nacionalidade do produtor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com