TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de recursos humanos remete a todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos dentro de uma organização

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 14

FUNDAÇÃO DE ENSINO “EURÍPIDES SOARES DA ROCHA”[pic 1]

MANTENEDORA DO:

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURÍPIDES DE MARÍLIA - UNIVEM

Credenciado pela Portaria MEC nº 2.016, de 22 de julho de 2003 - DOU Nº 141, SEÇÃO 1, 24/07/2003, P.28

Alan Amorim

Jefferson de Souza Egydio

            Marilia – SP

2017


Sumário

3. Recursos Humanos        3

3.1 Equipe de Gestão        3

3.2 Organograma        4

3.3 Recrutamento e Seleção        5

3.4 Capacitação e Treinamentos        5

3.5 Plano de Cargos e Salários        6

3.6 Processo de Avaliação        7

3.7 Processo de Desligamento        8

3.8 Comunicação Interna        9

3.9 Equipe de Apoio Externo        10

3.10 Legislação Trabalhista        11


3. Recursos Humanos

O conceito de recursos humanos remete a todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos dentro de uma organização, Sendo responsável pelo recrutamento e seleção de candidatos necessários à empresa. É missão do profissional de provisão de recursos humanos realizar o planejamento, recrutamento e seleção de novos colaboradores. É importante que as estratégias utilizadas por este segmento do RH estejam alinhadas com as outras áreas.

         “Os recursos humanos apresentam uma incrível aptidão para o desenvolvimento, que é a capacidade de aprender novas habilidades, obtendo novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos.” (Chiavenato - 1999, p. 413)

A empresa Los Chicos contara com dois sócios, sendo os mesmo os únicos funcionários, portanto não terá alguém terceirizado no RH. Conforme o crescimento da empresa, será feito uma avaliação, avaliando os conhecimentos e experiências profissionais e pessoais de cada entrevistado, visando encontrar alguém que se enquadre nos valores da empresa.

3.1 Equipe de Gestão

Toda empresa possui uma grande diversidade de pessoas, culturas e costumes, e para que haja uma boa convivência entre todos, é necessária uma boa gestão, por isso o gestor precisa ser muito bem qualificado, ser motivador, responsável e ter uma boa visão da sua área de trabalho, pois se o setor tiver um mal gestor isso pode desencadear vários problemas internos, como, funcionário desmotivados, baixa produção, etc.

“Liderar significa conquistar as pessoas, envolve-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo.” (HUNTER, 2006, p.20)

A Los Chicos contara com dois funcionários/sócios, Alan Amorim e Jefferson Egydio Souza, ambos formados em processos gerenciais, na Univem (Marilia). Não haverá apenas um líder, mas sim dois, onde os mesmos se apoiaram ao máximo para atingir sempre a excelência de seu negócio.

3.2 Organograma

Uma forma organizada de representar a estrutura de uma empresa, como o próprio nome já diz. Por isso que nunca falta esse modelo nas pequenas, medias e grandes empresas, pois através dela que a representação pode ser feita de uma maneira muito melhor, mais resumida e mais limpa para que as pessoas possam entender com facilidade, pois pode ser estruturado de acordo com a organização da empresa, podendo ser revisado ou alterado de acordo com as mudanças, já que facilita a interpretação das funções e responsabilidades dos cargos na empresa e a quem se devem reportar.

Uma forma organizada de representar a estrutura de         uma empresa é através doOrganograma         Empresarial, como o próprio nome já diz. Por isso         que nunca falta esse modelo nas pequenas, médias         e grandes empresas, pois através dela que a representação pode ser feita de uma maneira muito         melhor, mais resumida e mais limpa para que as pessoas possam entender com facilidade. (LACOMBE, 2003).

3.3 Recrutamento e Seleção

Uma empresa precisa de bons funcionários, formar boas equipes e valorizar talentos são posturas essenciais para manter o negócio competitivo e com alto nível de qualidade, sendo assim é importante selecionar os que são mais capacitados e aptos para realizar esse tipo de serviço. As empresas vêm buscando investir cada vez mais no departamento de RH, pois o profissional responsável por essa tarefa deve conhecer minuciosamente a empresa e o cargo disponível, a fim de selecionar o melhor perfil para a vaga e para complementar a equipe tendo uma ótima capacitação, para que se encaixem adequadamente na cultura organizacional da empresa, pois pessoas são complexas e normalmente isto é feito em apenas algumas fases ou apenas em uma entrevista, sendo assim a empresa deve se dedicar em recrutar bons funcionários, visto que o produto terá reflexo ao longo prazo.

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos potencializados para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização.” (CHIAVENATO, 1999 p. 92).

A Los Chicos, terá o setor de recursos humanos terceirizado, fazendo publicações de vagas nos meios de comunicações e redes sociais, posteriormente encaminhará os candidatos à prestadora de serviço, terá participação no recrutamento e seleção dos novos funcionários, solicitando um limite de candidatos por vaga que serão enviados à prestadora de serviços, na qual haverá mais duas etapas realizadas pelos sócios, sendo entrevista e prova escrita, avaliação será conforme o fluxograma a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com