TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de actividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa.

Planejar, dirigir e controlar, não só uma empresa, mas qualquer outro tipo de estabelecimento, e/ou instituição, não se torna uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional.

A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um certo departamento e uma certa função.

O presente trabalho tem como tema Gestão Funcional de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, onde iremos abordar as principais vantagens e desvantagens da aplicabilidade da gestao funcional de empresas bem como, iremos estudar o papel dos recursos humanos nas organizações.

OBJECTIVOS:

O presente trabalho possui por objetivo geral estudar as razões fundamentais da gestão funcional bem como a funçao da gestão de recursos humanos no contexto empresarial ou organizacional.

Assim, sendo, possui como objetivos específicos:

  • Compreender de forma detalhada a Gestao funcional/estrutura funcional, verificando as suas caracteristicas, bem como os pontos fortes e fracos;
  • Perceber a evoluçao, os niveis de actuaçao e os objectivos da gestao de recursos humanos
  • Entender a importancia da implementacao da gestao/estrutura funcional nas organizacoes e o papel desepenhado pela gestao de recursos humanos para o alcance dos objectivos de uma empresa.

ANÁLISE CONCEPTUAL

Nesta área vamos definir os principais conceitos que serão abordados neste trabalho que são: Empresa, Gestão, Gestão funcional, Recursos Humanos, e Gestão de Recursos Humanos.

Conceito de Empresa

Empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica de interacção com o seu meio ambiente envolvente, como por exemplo: clientes, fornecedores, concorrentes, órgãos governamentais e mais agentes externos. Segundo CHIAVENATO (1983), “ a empresa influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele”, para o seu funcionamento, a empresa integra três recursos: humanos, materiais e financeiros.

As empresas para conseguirem atingir os seus objetivos, determinam e promovem estratégias e planos que envolvem os recursos disponíveis mais adequados, de forma a promoverem o lucro e a sua sobrevivência. Deste modo, apresentam-se os objetivos de uma empresa (Teixeira, 2005, p. 28):

  • Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade;
  • Proporcionar emprego produtivo para todos os factores de produção;
  • Aumentar o bem-estar da sociedade através do uso económico dos factores de produção;
  • Proporcionar uma justa remuneração dos factores de produção (inputs);
  • Proporcionar um clima propício à satisfação de necessidades humanas normais.

Conceito de Gestão

Existem muitas definições que procurar identificar as principais características da actividade de Gestão ou de Administração.

“Gestao é o processo de trabalhar com e através dos outros a fim de atingir eficazmente os objectivos organizacionais, usando eficientemente os recursos escassos num contexto em mudança” (António Sousa)[1].

“Gestao é interpretar os objectivos propostos pela empresa e transformá-los em acção empresarial através do planeamento, organização, direcção e controlo de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objectivos” (Idalbeto Chiavenato)[2].

Conceito de Gestão funcional

Gestao Funcional

Conceito de Recursos Humanos

Recursos humanos é o conjunto de colaboradores de uma organização. As organizacões sao constituidas por pessoas e dependem delas para que possam atingir seus objectivos e cumprir sua missao. As organizacões permitem que os individuos possam alcançar objectivos que jamais seriam alcançados apenas com o esforço pessoal isolado, portanto, as organizações aproveitam a sinergia de esforços de varias pessoas que actuam em conjunto (CHIAVENATO, 2009)

Conceito de Gestão de Recursos Humanos

Gestão de recursos humanos é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. Está área lida com procedimentos de rotina que integra as seguintes técnicas: recrutamento e selecção, formação e desenvolvimento, gestão do sistema de recompensas, relações de trabalho, higiene e segurança, análise de funções, a gestão do desempenho, planeamento e gestão de carreiras, a comunicação interna, a gestão administrativa. BILHIM (2001, 16)

Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata de recrutamento,  selecção, treinamento, desenvolvimento,  manutenção, controle e avaliação do desempenho dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está directamente relacionada à melhora da efectividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efectividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981=JUNIOR. J.A.R.Loures-Administração de Recursos Humanos, 5ª edição, 2012)

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional corresponde à forma como as empresas se estruturam para desenvolver as suas atividades e concretizar os seus objetivos. Esta estrutura corresponde ao esqueleto da empresa. Para Cunha et al. (2007, p. 605), a estrutura organizacional compreende “o modo como a organização divide o trabalho em múltiplas tarefas” e “a forma como estabelece a coordenação entre elas”. Ou seja, a estrutura “define a atribuição das tarefas, as relações de autoridade e os mecanismos de coordenação formal das atividades (…)”.

Para Bilhim (1996, p. 22), “a estrutura organizacional define a forma como as tarefas devem estar destinadas; específica quem depende de quem; define os mecanismos formais; constitui um conjunto de variáveis complexas, sobre as quais os administradores e gestores fazem escolhas e tomam decisões”. Estes autores referem que existem três características fundamentais na estrutura organizacional, nomeadamente a complexidade, a formalização e centralização. A complexidade diz respeito aos graus de especialização, à divisão do trabalho, aos níveis hierárquicos, e às diversas filiais da organização; por seu lado a formalização diz respeito às regras e procedimentos (escritos) que a organização possui com o objetivo de orientar o comportamento dos seus colaboradores; por último, a centralização diz respeito ao local onde está o poder de decisão, permitindo descurar o tipo de estrutura duma organização. Para Bilhim (1996, p. 23), “a estrutura organizacional auxilia a organização a alcançar os seus objectivos através de três maneiras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com